Câmara Municipal das Lajes do Pico Mantém Programa de Esclarecimento na Rádio Montanha

Categoria: Cidadania
Publicado em terça, 31 março 2020, 17:35
Atualizado em terça, 31 março 2020, 17:35

Programa Especial COVID-19A Câmara Municipal das Lajes do Pico continua a organizar programas de esclarecimento, na Rádio Montanha, relativas à evolução da pandemia COVID-19. Depois de, na passada semana, o programa ter tido a presença do Presidente da Câmara das Lajes do Pico, Roberto Silva, e da delegada de Saúde, Dra. Lisa Goulart, esta semana a preocupação manteve-se em torno das questões de saúde e das iniciativas da Câmara Municipal para enfrentar esta situação que veio alterar o dia-a-dia de todos os habitantes do Concelho. Presentes no programa, que foi transmitido pela Rádio Montanha, mas também, pela página do Facebook do Município, estiveram o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto silva e o Dr. Simas Santos.

Durante o programa, que decorreu por quase duas horas, o Dr. Simas Santos esclareceu muitas das dúvidas que foram sendo colocadas pela apresentadora Cátia Goulart, que deu voz às questões que foram sendo expostas pelos ouvintes através das redes sociais. A intervenção do Dr. Simas Santos centrou-se na explicação do que é o COVID-19, que tipo de vírus é e de que forma se dá o contágio, bem como, que tipo de comportamentos se deve ter para evitar um possível contágio, alertando para que os contactos sociais desnecessários devem ser evitados.

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, reforçou todas as medidas até agora tidas pela Câmara das Lajes que passam pelo adiamento ou cancelamento de várias iniciativas culturais (Semana da Juventude, Escola de Verão de Arquitetura Tradicional, Festival Baleia de Marfim) e redução dos custos da Semana dos Baleeiros para que possa haver investimento no apoio social às famílias do Concelho, bem como, a manutenção dos serviços mínimos do abastecimento de água e recolha de resíduos. O Presidente da Câmara apresentou, ainda, medidas que neste momento de afastamento social, revelam a grande preocupação e proximidade da Câmara aos munícipes, como seja, a equipa de apoio para transporte de medicamentos, bens alimentares e outros bens de primeira necessidade às pessoas que precisem de ajuda para tal e o contacto que vai começar a ser feito, via telefone com todos as famílias e empresários do Concelho para apurar as suas principais necessidades.

No encerramento do programa, o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico e o Dr. Simas santos, deixaram a ideia de que acontecimentos como esta pandemia COVID 19 tornam claro que é fundamental o investimento no sistema de saúde local e que a construção de um hospital de ilha é um projeto que deve ser pensado e concretizado.

Na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, pelas 10H30, o programa de esclarecimento sobre o COVID-19, promovido pela Câmara Municipal das Lajes do Pico na Rádio Montanha, manter-se-á incidindo sobre os cuidados de saúde e apoios económicos e sociais do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal.

start stop bwd fwd

Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700