Ir para conteúdo

Participação Inter-Municipal

A Câmara Municipal das Lajes do Pico é membro efectivo das Associações de Municípios Regional (AMRAA) e Nacional (ANMP).
Participa também noutras frentes do associativismo intermunicipal.

 

ADELIAÇOR – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOVLIMENTO LOCAL DE ILHAS DOS AÇORES

A ADELIAÇOR, criada em 1994, é uma associação privada sem fins lucrativos, cuja acção abrange as ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. O trabalho desenvolvido pela Associação visa melhorar as condições de bem-estar e progresso das populações, promovendo o desenvolvimento integrado das ilhas da sua zona de intervenção e procurando combater a desertificação humana, situação que se agrava devido à descontinuidade geográfica da própria Região. É neste sentido que a credenciação da ADELIAÇOR como gestora do programa Leader II, e actualmente do LEADER +, resulta da convergência destes objectivos, fortalecendo o conceito de desenvolvimento sustentado em meio rural.

 

AAMIP - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ILHA DO PICO

A AMIP foi constituída em Fevereiro de 1998. Tem como principais objectivos a promoção turística e ambiental e a recolha e tratamento de resíduos. Neste domínio, realiza a gestão do aterro sanitário da ilha, propriedade da AMIP. A Casa dos Vulcões (centro de interpretação) será em breve uma realidade.

 

ART – ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE TURISMO

Foi constituída em 2002 com o objectivo principal de promover o desenvolvimento turístico. Integra os municípios do grupo central – Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa – e as Câmaras de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo e Horta.

 

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO TRIÂNGULO

Tem como objectivo realizar acções de desenvolvimento dos Municípios do Triângulo: Pico, Faial e São Jorge.