Ir para conteúdo

Calheta de Nesquim

Canadas
Situam-se na Calheta de Nesquim e fazem parte de uma unidade paisagística marcada por uma extensa malha de muros de pedra que formam currais de vinha com as respectivas infra-estruturas de apoio. A sua época inicial de construção remonta ao século XVII/ XVIII e o seu estado de conservação é razoável. Actualmente funciona lá o cultivo de vinha, adegas e habitação sazonal.

Casa dos Botes Baleeiros
Situa-se junto ao Porto da Calheta de Nesquim e é um edifício do século XX constituído por dois grandes corpos contíguos. O seu estado de conservação é bom e apesar da inserção de elementos construídos fora do contexto da construção tradicional, este imóvel mantém a sua expressão e contribui para a qualificação do ambiente portuário.

Largo do Terreiro
Largo do Capitão Anselmo na Calheta de Nesquim. É um conjunto formado por cinco imóveis localizados no centro da freguesia, quatro casas de habitação e uma igreja. A sua época inicial de construção é do século XIX/XX e o seu estado de conservação é bom.

Moinho de Vento
Situa-se no Monte do Outeiro, na Calheta. É um moinho de vento fixo com corpo troncocónico e já não possui a cobertura móvel, que era de madeira. É um moinho do século XX e encontra-se em bom estado.

Morricão
É uma unidade paisagística construída do século XVIII/XIX e marcada por uma extensa malha de muros de pedra que formam currais de vinha longitudinais. Existem várias adegas dispersas pelo terreno. O seu estado de conservação é bom e actualmente tem como função o cultivo de vinha e outras culturas e adegas. Integra uma recuperada zona balnear e de lazer.

Unidade Paisagística Construída
Situa-se na Canada do Morro, Feteira de Cima, na Calheta de Nesquim. É uma unidade paisagística constituída por um conjunto de casas de habitação, atafonas, duas eiras e terrenos de pasto e de cultivo. Foi construída no século XVIII/ XIX e o seu estado de conservação é razoável. Actualmente funciona como terrenos de cultivo e de pasto, infra-estruturas agrícolas e habitação.