Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Calheta de Nesquim

Categoria: Freguesias

CalhetaJá conhecida em 1506, foi um dos principais portos de onde se saiu para a caça à baleia. Aqui nasceu, em 1876, a primeira armação de caça ao cachalote. A agro-pecuária é hoje a sua principal fonte económica. Neste importante porto de baleação, o destaque patrimonial é uma antiga Casa dos Botes Baleeiros, hoje recuperada, onde se podem encontrar botes autênticos da caça à baleia. A Igreja Paroquial de São Sebastião, o Moinho de Vento do Mourricão, diversas casas e equipamentos rurais, completam o significativo património construído. Campo de futebol de onze.

 

Assembleia de Freguesia da Calheta do Nesquim

 

Lajes do Pico

Categoria: Freguesias

Lajes do PicoSede do Concelho, foi a primeira localidade a ser povoada na ilha do Pico. O seu traçado urbano é uma memória viva da evolução desde o século XVI aos nossos dias. Tem como principais exemplos de património construído, além de inúmeras casas de habitação, a Igreja Matriz, Convento dos Franciscanos (aqui estão a Sede do Concelho, CPCJ, Repartição de Finanças e PSP), Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Ermida de São Pedro (construída pelos primeiros povoadores da ilha), Capela de Santa Catarina, Forte de Santa Catarina (Posto de Turismo e zona de lazer) e Fábrica da Baleia SIBIL (Centro de Artes e Ciências do Mar), Império da Silveira e Casas dos Botes Baleeiros das Armações Baleeiras. O Monumento à Baleação, da autoria do escultor Pedro Cabrita Reis, e o Museu dos Baleeiros são dois dos mais importantes símbolos desta Vila Baleeira. Parque de Campismo na área da Vila.

Assembleia de Freguesia das Lajes do Pico

Piedade

Categoria: Freguesias

PiedadeProvável fundação anterior a 1506. No ano de 1755 um violento terramoto destruiu a igreja paroquial e muitas habitações. Outrora importante lugar de produção do vinho verdelho, esta constitui um dos centros agrícolas mais produtivos do concelho e da ilha. A Direcção de Serviços de Conservação da Natureza e o Serviço de Ambiente do Pico estão instalados no parque florestal Matos Souto (emigrado no Brasil no século XIX, onde fez fortuna). Possui um património construído muito diversificado, de que se destaca a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, Ermida de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, Abrigos de Barcos de Pesca, Moinho de Vento e Farol da Manhenha. Dois portos de pesca nos lugares da Manhenha e Calhau.

Assembleia de Freguesia da Piedade

Ribeiras

Categoria: Freguesias

RibeirasRibeiras, fundada por Jordão Álvares Evangelho, é a segunda localidade mais antiga da ilha. Porto piscatório de muita relevância, com longas tradições e experimentados marinheiros.

Rica em património construído, de que se destaca: Igreja de Santa Bárbara, Ermida de Nossa Senhora do Socorro, Império de Santa Cruz, dois moinhos de água e um mecânico e uma Vigia de Baleias, além de diversas casas de habitação.

 

Assembleia de Freguesia das Ribeiras

A Freguesia na Web: http://www.ribeiras.com

Projecto Maré Cheia - Pretendemos organizar O MAIOR ENCONTRO DE RIBEIRENSES na história da freguesia: http://marecheia.ribeiras.com/

Ribeirinha

Categoria: Freguesias

RibeirinhaÉ a mais jovem freguesia da ilha, embora o lugar seja referenciado desde o século XVI (Saudades da Terra, de Gaspar Frutuoso). É uma importante zona agro-pecuária. No património construído, além de muitas casas de habitação e adegas, refira-se a Igreja de Santo Antão, Fábrica do Paúl, Carpintaria do Largo da Igreja e porto de mar da Baixa, com cais e edifícios de armazenamento.

 

Assembleia de Freguesia da Ribeirinha

 

 

São João

Categoria: Freguesias

São JoãoImportante centro de lacticínios - é daqui o afamado Queijo de S. João. O seu porto de mar, de onde também se partiu para a caça à baleia, constitui um significativo meio económico desta localidade. Localidade situada entre dois mistérios (campos de lava vulcânica solidificada): em 1718, foi quase completamente soterrada por uma erupção vulcânica. Tem como principais exemplos de património construído a Igreja de São João Baptista e os Impérios de São João e da Companhia de Cima e os Moinhos de Vento da Canada do Alferes Pereira e da Ponta Rasa. À entrada do concelho, destaque para o parque de merendas de São João Pequenino.

Assembleia de Freguesia de São João

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700