Ir para conteúdo
Jornadas Interdisciplinares da Escola EBS das Lajes do Pico
04 maio, 2017 Educação
Jornadas Interdisciplinares da Escola EBS das Lajes do Pico
Jornadas Interdisciplinares da Escola EBS das Lajes do Pico

A base de quase tudo é a educação, mas a base da motivação da mulher e do homem é a emoção. A escola ensina, difunde, partilha emoções e essa riqueza de alvoroços, de energias e de proatividade, de visões, inspirações e de criatividade, tem que ser gerida com mestria, em especial fora da escola, com o propósito pensado de gerar melhorias no futuro na nossa comunidade, nomeadamente na cultura local, como acontece no ensino da música.

A escola do século XXI, da agenda digital, da internet das coisas, do excesso de informação tem de estabelecer novos equilíbrios entre os contactos presenciais e os contatos virtuais, e de trabalhar a inteligência dos alunos para a resolução de problemas, consciente que o mais valioso não é acumular conhecimentos, mas resolver mais problemas diferentes, como acontece na educação ambiental.
Apresento-vos o seguinte problema ambiental: o que pode a escola fazer para aumentar a separação dos lixos recicláveis em cada uma das nossas casas porque registamos no centro de processamento de resíduos menos de 10% de lixos recicláveis quando esse valor devia ser de pelo menos 40%?
Podem julgar que este problema ambiental é pouco importante que não afeta o nosso conforto, a nossa saúde e da nossa família, mas há muitas suspeitas que muitos dos problemas de cancro podem ter a ver com a colocação de lixos na natureza, em especial os particularmente tóxicos, como os pesticidas. Este assunto merece da escola uma particular atenção no desenvolvimento de um conjunto de ações e atividades que despertem a consciência dos alunos e das suas famílias para o que fazem ao lixo.
A escola está no centro dos mistérios. Não me refiro aos mistérios da Silveira e de São João, mas ao mistério definido por Einstein que disse: "o mistério é a coisa mais bonita que podemos sentir; é a fonte de toda a arte e ciência verdadeiras." No meio do mistério está o penso e o faço que precisam de dois cabos para transformar a ideia em ato. Esses cabos são a força de vontade e o amor que têm uma relação estreita com a educação empreendedora. Vontade e amor são, pois, influências fundamentais no desenvolvimento da nossa capacidade criativa e criadora, e das nossas atitudes e práticas empreendedoras.
Numa região autónoma ultra-periférica como os Açores, numa ilha no atlântico norte, como o Pico, num concelho remoto como o das Lajes do Pico, SER ESCOLA HOJE significa envolver mais os alunos e os professores na nossa comunidade, nas nossas 6 freguesias, com novas ideias e práticas empreendedoras.
O Município e a escola devem reforçar os cabos da cooperação institucional e das práticas empreendedoras e nesse âmbito, com o propósito de promover a educação empreendedora, em que o mais importante é não deixar de se questionar, proponho à escola a realização de um Concurso Municipal de Ideias, no próximo ano letivo, de que resultem novas iniciativas dos alunos nas áreas social, cultural, ambiental, empresarial, da educação e formação profissional, mobilidade e acessibilidades, e do ordenamento do território.
As atividades dos três pólos da escola, Lajes, Ponta da Ilha e Ribeiras, em particular a educação empreendedora, contarão sempre com o apoio institucional da Câmara Municipal das Lajes do Pico.
Muitos sucessos nestas Jornadas Interdisciplinares.


EBS das Lajes do Pico, 26 abril de 2017
O Presidente da Câmara
Roberto Silva