Os Três Municípios da Ilha do Pico Juntam-se para MiratecArts Prémio Curta Pico
07 fevereiro, 2023 Cultura
O novo projeto da π˜”π˜ͺ𝘳𝘒𝘡𝘦𝘀𝘈𝘳𝘡𝘴 incentiva realizadores e produtores do sector audiovisual, a proporem ideias para serem rodadas na ilha do Pico, Açores. A primeira edição do Prémio Curta Pico está aberta a propostas até 1 de julho de 2023.

"Os Municípios das Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico estão a provar que juntos é a melhor forma de enfrentar o futuro e construir mais para o bem da ilha montanha", nota Terry Costa, diretor artístico da π˜”π˜ͺ𝘳𝘒𝘡𝘦𝘀𝘈𝘳𝘡𝘴. "Depois de lançarmos o Cineclube Montanha, com projeções de filmes nos quatro auditórios da ilha, agora apresentamos um desenvolvimento orgânico, que saiu de conversas do passado mês com o festival Montanha e o Encontro Audiovisual Açoriano, e provou ser necessário: mais imagens, mais histórias, mais Pico no ecrã."

A reunião aconteceu na π˜”π˜ͺ𝘳𝘒𝘡𝘦𝘀𝘈𝘳𝘡𝘴 Galeria Costa. As três encarregadas das pastas da cultura dos municípios, Ana Brum, Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico; Catarina Manito, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Madalena; e, Susana Vasconcelos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, encontraram-se com Terry Costa, para debateram a ideia e foi consensual a necessidade de avançar e apoiar este sector. Catarina Manito notou que "não só este projeto é uma ferramenta promocional da nossa terra, como é importante apoiar histórias produzidas na nossa ilha."

O compromisso dos Municípios estende-se para três projetos, liderados pela π˜”π˜ͺ𝘳𝘒𝘡𝘦𝘀𝘈𝘳𝘡𝘴. Este ano avança o primeiro com o intuito da ideia vencedora ser apresentada ao público no próximo Montanha Pico Festival. O Festival também já abriu candidaturas para as sessões de mostra e o concurso de fotografia. Para todos os detalhes, sobre estas oportunidades, visite www.picofestival.com e para concorrer ao Prémio Curta Pico, realizadores, produtores ou produtoras podem encontrar o documento de candidatura a apresentar também nesta página ou contactar miratecarts.com via email.