Ir para conteúdo
Dia Municipal para a Igualdade Celebrado na Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico
28 novembro, 2022 Comunicações Oficiais
No âmbito da comemoração do Dia Municipal da Igualdade, e em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, realizou-se uma sessão temática designada “Viver em Igualdade” que contou com a participação dos alunos do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.
 
A Presidente da Equipa para a Igualdade na Vida Local, Ana Brum, deu início à sessão de abertura. Raquel Pereira, representante da Equipa para a Igualdade na Vida Local, foi a moderadora desta sessão que teve como oradores convidados Célia Lopes, Chefe da PSP e Comandante da Esquadra das Lajes do Pico; Graça Ávila, testemunho de pessoa com mobilidade reduzida; e de João Cunha, Chefe da PSP e Supervisor do “Modelo Integrado Policiamento de Proximidade”, licenciado em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa.
 
A Presidente Ana Brum começou por abordar a temática da igualdade como sendo complexa e sistémica e que “temos de ser intransigentes na luta diária pela igualdade de oportunidades, pela justiça social e pelos cuidados de saúde para todos, sem exceção” de modo que “todas as crianças e jovens possam ter as mesmas oportunidades no aceso à educação, à formação, aprendizagem ao longo da vida e empregos dignos”. Defende, ainda, que a inclusão social é determinante e muito importante, particularmente para as pessoas portadoras de deficiência e de todos os excluídos da comunidade.
 
A autarca terminou a sua intervenção firmando que “ O Dia Municipal para a Igualdade simboliza a importância que a Autarquia atribui a tão nobre valor; marca afirmativamente a nossa determinação em lutar por mais e melhores resultados; visa comunicar à comunidade a nossa vontade em cooperar proactivamente em prol de um concelho “sem discriminações” e empenhado “na justiça, na equidade e na inclusão” e finalmente, reforça uma posição convicta de elevar o pilar da igualdade de oportunidades como um vetor fundamental para conseguirmos ganhar o futuro”.
 
Célia Lopes falou sobre o seu percurso na PSP e sobre as dificuldades que enfrentou na profissão devido ao facto de ser mulher e ocupar cargos que anteriormente eram preenchidos apenas por homens. Defendeu que todos temos de lutar pelas mesmas oportunidades, independentemente do género, e trabalhar para conseguirmos uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.
 
João Cunha referiu que os homens também sofrem discriminação por estereótipos criados só para as mulheres pela sociedade. Explicou que o policiamento de proximidade trata de assuntos relacionados com idosos, crianças, jovens e vítimas de violência doméstica e que demonstra que o homem também tem sensibilidade para cuidar destas matérias. Expôs as dificuldades que as pessoas surdas enfrentam no acesso à informação e em desenvolverem as suas capacidades e a sua vida pessoal e profissional, como por exemplo os obstáculos que são apresentados para poderem tirar carta de condução. João Cunha terminou frisando que todos somos livres nas nossas escolhas e que é considerado crime o desrespeito ao próximo.
 
Graça Ávila sofre de poliomielite desde os 11 meses de idade. Ao longo da sua vida sempre teve um tratamento e uma vida normal por parte da família e sociedade em geral. Foi funcionária do Município das Lajes do Pico e de há alguns anos para cá a sua locomoção é apoiada por um andarilho, cadeira de rodas e cadeira elétrica, que usa para se deslocar aquando de distâncias maiores. Dentro da nossa vila, Graça apenas se queixa da falta de rampas nos passeios de modo a facilitar a passagem da cadeira elétrica. “Sempre me bastei!” com esta expressão, Graça mostrou-nos que nunca deixou de fazer aquilo que gostava e queria para a sua vida.
 
José Ferreira, representante do Conselho Executivo da EBS das lajes do Pico, cerrou esta sessão que foi bem recebida por todos os alunos, que também intervieram e expuseram a sua curiosidade com algumas questões apresentadas aos oradores convidados.