Ir para conteúdo
Presidente do Município Lajense Inaugura a I Semana Social das Lajes do Pico
28 novembro, 2022 Comunicações Oficiais
A I Semana Social das Lajes do Pico encontra-se a decorrer desde o dia 24 de outubro e termina no próximo domingo, dia 29, com a Caminhada Solidária denominada “Viver a Vida”, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional dos Açores.
O evento, pioneiro no nosso concelho, tem como finalidade a criação de iniciativas no âmbito social que visam colmatar as desigualdades e dificuldades que fazem parte da nossa realidade local. Neste sentido, são abordadas diversas temáticas, desde as políticas públicas de apoio à habitação, as alterações sociais da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género, o apoio ao cuidador informal de idosos dependentes e, por fim, mas não menos importante, a partilha de bens de primeira necessidade.
 
No dia 24, durante o período da manhã, a sessão de abertura decorreu no Auditório Municipal com o colóquio “Políticas Públicas de Apoio à Habitação como veículo essencial da valorização da dignidade humana”, presidido pela Presidente da Câmara, Dra. Ana Brum, com a presença do Diretor Regional da Habitação, Dr. Daniel Pavão, e tendo como orador convidado o Diretor da Direção de Programas de Apoio à Habitação do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana – IHRU, Eng.º Rui Estríbio.
 
Durante a sua intervenção, Ana Brum assumiu o município lajense “como uma entidade motivadora e dinamizadora de uma verdadeira TASK FORCE destinada a ajudar a construir uma sociedade mais solidária e focalizada na dignidade humana de cada um dos nossos concidadãos”.
 
Abordando a temática do colóquio, a autarca afirmou que a “Câmara Municipal apostou estruturalmente na implementação da ELH – Estratégia Local de Habitação, que integra o programa 1º Direito”, encontrando-se em fase final de conclusão a fase de diagnóstico global das carências habitacionais do concelho, de identificação das soluções habitacionais específicas em função do diagnóstico e da programação e priorização das soluções e respetivas ações de intervenção a financiar pelo IHRU, através de fundos afetos ao programa ELH – 1º Direito.
 
Para terminar a sua intervenção, Ana Brum reiterou e defendeu que “o reforço da coesão territorial depende da adoção de políticas assertivas destinadas a promover a fixação dos jovens, através da dinamização de programas geradores de soluções de habitação própria permanente acessível, e também do reforço da segurança e da qualidade do Parque Habitacional existente, particularmente em regiões propensas a catástrofes naturais e fortemente afetadas pela erosão demográfica”.