Ir para conteúdo

Reabilitação da Rede de Águas

Designação do Projeto:
Reabilitação da Rede de Águas

Código do Projeto:
ACORES-06-2012-FEDER-000036

Objetivo Principal:
Proteger o ambiente e promover a eficiência de recursos

Entidade Beneficiária:
Município das Lajes do Pico

Custo total elegível:
989.551,19€

Apoio financeiro da União Europeia:
841.118,51€

Descrição:

O projeto tem como finalidades uma melhoria do sistema de abastecimento de águas, a melhoria da gestão dos recursos hídricos e o reforço de algumas lacunas no sistema hidrográfico atual. Para tal prevê-se:

- A aquisição de dois postes de transformação para o fornecimento da energia elétrica no furo do Mistério da Silveira e no Caminho Estreito RL9.

- A execução de um novo furo na Freguesia de São João, bem como a aquisição de equipamento eletromecânico e a sua instalação, um reservatório de 150m3 e um poste de transformação para fornecimento de energia elétrica.

- A construção de dois reservatórios de 100m3 e um 150m3 para a Almagreira de Cima (RL1) e para o Arrife (RR4) respetivamente, com vista à redundância no sistema de abastecimento das águas.

- A aquisição de equipamentos eletromecânicos e eletrobombas para reforçar os furos, estações elevatórias e de tratamento, bem como reservatórios.

Resultados:

Com a implementação desta operação, pretende-se que a percentagem de água fornecida, com qualidade, suba significativamente.

As ações a incrementar terão em conta a indispensabilidade de aperfeiçoar a capacidade de adaptação no Município e da Região, aos danos mais previsíveis das alterações climáticas na qualidade da água, nomeadamente o aumento da sazonalidade da disponibilidade, muito sentida pela seca extrema dos últimos verões, a diminuição da recarga dos aquíferos, a introdução salina, a eutrofização e diminuição da capacidade dos sistemas de drenagem.

As intervenções destinadas à reabilitação dos sistemas públicos de captação, transporte e distribuição e armazenagem de água para abastecimento, incluindo o controlo e redução de perdas, são consideradas estruturantes para a concretização do objetivo específico.

As melhorias significativas no sistema de abastecimento de água do Concelho das Lajes do Pico, beneficiará toda a população do concelho servida pelo sistema.

 

REGISTO FOTOGRÁFICO: