Ir para conteúdo
Município das Lajes do Pico irá Reduzir a Iluminação no Jardim da Baleia durante a Campanha SOS Cagarro 2022
30 setembro, 2022
No âmbito da realização da campanha SOS Cagarro 2022, o Município das Lajes do Pico irá proceder à redução da iluminação no Jardim da Baleia, sendo o local mais crítico, desligando os dois holofotes que aqui se encontram durante o período em que decorre a campanha.
 
Entre os dias 1 de outubro e 15 de novembro de 2022, decorre nos Açores mais uma campanha SOS Cagarro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para iniciarem a sua longa migração oceânica. Ao abandonarem os ninhos, os juvenis que voam à noite nas nossas ilhas são afetados pelas luzes da via pública, de infraestruturas diversas ou automóveis. Perante estes focos de poluição luminosa, as aves desorientam e caem nas estradas, campos, casas, etc., ficando vulneráveis a atropelamentos e a outros perigos que podem, em alguns casos, causar a sua morte.
 
A Campanha SOS Cagarro decorre nos Açores desde 1995 e tem como principal objetivo envolver as pessoas e as entidades públicas e privadas no resgate destes cagarros juvenis. Alguns dos que foram salvos nos Açores, há mais de 7 anos, já regressaram ao arquipélago para acasalar e ter as suas crias.
 
Estima-se que 75% da população de cagarros (Calonectris borealis) nidifica nos Açores (BirdLife International, 2018). Por isso, é crucial que os açorianos se envolvam nas iniciativas que visam a proteção e a conservação desta ave marinha emblemática da região com estatuto de conservação reconhecido internacionalmente.
A Campanha SOS Cagarro contempla vertentes de educação ambiental e de conservação da natureza.
 
Este ano, a autarquia irá realizar “Brigadas de Salvamento de Cagarro” por freguesia, abertas à participação pública, brevemente a anunciar as datas e locais.
 
Neste contexto, incentiva-se a participação preciosa dos voluntários nesta campanha, muitos dos quais têm contribuído de forma incontornável para que ela seja um exemplo flagrante de participação cívica ativa no âmbito da conservação da natureza.
 
Para todos os voluntários informamos que haverá caixas disponíveis de salvamento de cagarros no quartel dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico.
 
Convidamos, mais uma vez, a juntarem-se à campanha SOS Cagarro 2022.
Os Cagarros contam connosco!
 
 
808 292 800
Encontrou um Cagarro?
Ligue para a linha SOS Ambiente
(linha gratuita disponível 24 horas)
 
Salve um cagarro, ganhe um amigo!
 
Mais informações da Campanha SOS Cagarro: https://portal.azores.gov.pt/web/drpm/sos-cagarro