Ir para conteúdo
XI Regata Internacional de Botes Baleeiros
13 setembro, 2022
Realizou-se nos passados dias 9 e 11 de setembro a XI Regata Internacional de Botes Baleeiros nas ilhas do Faial e Pico, que contou com a tradicional participação das comitivas do Faial, do Pico e dos Estados Unidos da América, membros do “Azorean Maritime Heritage Society”, de New Bedford.
 
Esta regata tem como finalidade manter e promover a tradição da cultura baleeira e os laços de proximidade que unem a nossa Região e a comunidade açoriana de New Bedford.
 
As equipas feminina e masculina do Pico sagraram-se campeãs no remo, ficando as equipas do Faial em segundo e dos Estados Unidos em terceiro lugar.
 
Na vela, as equipas masculinas do Faial e Pico partilharam o primeiro lugar devido ao facto de apenas se terem realizado duas provas: uma ganha pelo Pico, outra pelo Faial. A terceira prova e as provas de vela feminina não se concretizaram devido ao vento forte que se fez sentir nas duas ilhas.
 
No próximo ano de 2023, a XII Regata Internacional realizar-se-á na costa leste dos Estados Unidos, mais propriamente na cidade de New Bedford.
 
O Município das Lajes do Pico agradece a Simone Amorim, José Macedo, Paul Foster e David Borges a cedência das fotografias da XI Regata Internacional.