Ir para conteúdo
“A Cantadeira” encerra a temporada “Música no Forte” nas Lajes do Pico
16 agosto, 2022 Cultura

A primeira temporada "Música no Forte", com oito concertos de músicas do mundo, chega assim ao seu momento final. Desde o início de julho, ao pôr-do-sol de domingos, músicos regionais, nacionais e internacionais subiram ao palco do recentemente renovado Forte de Santa Catarina, na vila das Lajes do Pico.

Domingo, dia 21 de agosto, a parceria entre a Câmara Municipal das Lajes do Pico e a Associação MiratecArts encerra com um projeto musical que nasceu no início da pandemia e se estreia agora nos Açores, depois de dezenas de concertos pela Europa: “A Cantadeira”.

“A Cantadeira” é Mulher, Mãe, Cantora, Gaiteira, Adufeira, que digita melodias, ruídos cadenciados, murmúrios e aboios vagos. Canta a identidade numa tapeçaria de vozes, como linhas que se entrelaçam umas nas outras.

“A Cantadeira” procura inspiração nas mulheres de antigamente e nas de hoje, nas nossas mães, tias e avós que com as suas vozes nos embalaram, acolheram, criaram e nos deixaram o seu legado feminino forte e emotivo.

“A Cantadeira” é Joana Negrão, com um percurso musical ligado à música de tradição oral portuguesa, desde os Dazkarieh até aos Seiva, atualmente. Apresenta-se a solo num espetáculo em que a voz é o fio condutor para paisagens sonoras ancestrais e atuais. Recorrendo à gravação constante de camadas de vozes sobrepostas gravadas ao vivo e em tempo real, “A Cantadeira” tem Voz(es) de Mulher.

Assim sendo, convidamo-lo a juntar-se a nós no local histórico e emblemático da vila baleeira, o Forte de Santa Catarina, para encerrar este que foi um dos mais ambicionados projetos culturais artísticos do verão, “Música no Forte”.