Ir para conteúdo
Festival “Baleia de Marfim” Regressa às Lajes do Pico
31 maio, 2022 Cultura
Festival “Baleia de Marfim” Regressa às Lajes do Pico
Festival “Baleia de Marfim” Regressa às Lajes do Pico

Após dois anos de interregno, o Festival da Canção Infantojuvenil “Baleia de Marfim” volta às Lajes do Pico para contentamento de toda a população.

No passado sábado, dia 28 de maio, a Sociedade Cultural e Recreativa da Ribeira do Meio encheu-se de público para assistir à XXII Edição da “Baleia de Marfim”, com a apresentação de seis canções interpretadas por crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, dos concelhos das Lajes e de São Roque, acompanhadas pelo magnífico coro, pela banda dirigida pelo maestro Pedro Santos e pela maestrina de direção coral, Inês Duarte, perante um júri atento constituído por sete pessoas, entre eles professores de música, de português e uma ex-concorrente.

A apresentação do festival ficou a cargo do tão acarinhado Vasco Pernes, que este ano foi acompanhado por Carlos Jorge.

Tiago Silva foi o primeiro concorrente a apresentar a sua canção, “Sentir o Pico”. De seguida, Marta Coelho interpretou “Oceano de Esperança”. “Bic Laranja” foi a canção nº 3, interpretada por Miriam Gonçalves. As irmãs Margarida e Mafalda Goulart trouxeram-nos “A Magia da Poesia”. Constança Serpa deu-nos a conhecer os “Guardiões da Ilha”. E Matilde Rodrigues apresentou o “Unicórnio Arco-Íris.

O Grupo de Teatro “Muitieramá” levou a palco a peça “A reviravolta dos brinquedos”, enquanto o júri reunia para decidir a atribuição dos prémios.

Na categoria juvenil, Constança Serpa alcançou o 1ª lugar, melhor interpretação e melhor letra com a canção “Os Guardiões da Ilha”, enquanto Miriam Gonçalves arrecadou o 2º lugar e melhor música com a canção “Bic Laranja”.

Na categoria infantil, a grande vencedora foi Matilde Rodrigues, com a canção “Unicórnio Arco-Íris, ao ganhar o 1º lugar, melhor interpretação, melhor letra e melhor música. O 2º lugar foi entregue a Marta Coelho, com a canção “Oceano de Esperança”, e o 3º lugar ao dueto de Margarida e Mafalda Goulart, “A Magia da Poesia”.

A Câmara Municipal das Lajes do Pico presta o seu agradecimento a todos os patrocinadores: Aerohorta, ALLBS Store, Aldeia da Fonte, Âncora Parque, Artesanato Capitão Alves, Boutique Carla, Cantinho da Sílvia, Comunicar Atitude, Crédito Agrícola, Cristiano Moniz, JC Tek, MEO, Padaria Bagaço, Rocha Sapataria, Santander Totta, Serpa Seguros, Snack-bar José Armindo. À Sociedade Cultural e Recreativa da Ribeira do Meio; à cenografia (Joana Castro, Carlos Jorge e Vânia Silveira); Orangeworks; Lajes TV; Grupo de Teatro “Muitieramá”; Parque Natural do Pico; aos funcionários do Município que ajudaram na preparação do evento; aos pais e familiares dos concorrentes e do coro; a todos os que colaboraram e trabalharam para a realização de festival; RTP Açores; Rádio Montanha; Sara Miguel e Hélder Silveira pela reportagem fotográfica.