Ir para conteúdo
“Muros com Vida dão Início à Companha Entre Mares 2022
23 maio, 2022 Cultura
“Muros com Vida" dão Início à Companha Entre Mares 2022
“Muros com Vida" dão Início à Companha Entre Mares 2022

Hoje, dia 23 de maio, arrancaram as atividades inseridas na campanha regional Açores Entre Mares, promovida pelo Município das Lajes do Pico em parceria com Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.

Estas atividades, realizadas pelos alunos do 10º D e 11º C do Curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, acompanhados pelos seus docentes, Francisco Carneiro e Alexandra Teles, no âmbito do Projeto nacional “Muros com Vida” e como comemoração do Dia Europeu do Mar e “Dia da Eco-Escola”, deram mais vida e cor ao Jardim da Baleia através da pintura de espécies endémicas dos Açores.

O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros dentro do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo, nomeadamente em espaços emblemáticos do concelho, em locais de passagem e em edifícios requalificados. As pinturas devem enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.

O Projeto “Muros com Vida” é lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.

O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.

O Município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.