Ir para conteúdo
Performance "Arte Com Lixo"
07 junho, 2021 Ambiente
Performance "Arte Com Lixo"
Performance "Arte Com Lixo"

No passado dia 5 de Junho, pelas 16h30, na Eira do Jardim da Baleia decorreu uma Performance "Arte com lixo", com a artista lituana Austėja Liupševičiūtė. A iniciativa, inserida Campanha "Açores Entre Mares 2021", visou sensibilizar para a gestão de resíduos, nomeadamente para o consumismo descontrolado do ser humano e o incremento da produção de resíduos, até à escassez dos recursos naturais, em particular dos ecossistemas marinhos.

Durante esta atuação, foi recriado, segundo a artista, o "Ouroboros", conectando os nossos consumíveis com o esgotamento dos recursos do nosso planeta.

O icosaedro construído a partir de rochas costeiras representou a perfeição harmoniosa do mundo que habitamos. Com a tentativa dos humanos pelo controlo, esta estrutura harmoniosa começa a encher-se de lixo, deixando a humanidade presa em desespero.

Os resíduos reutilizados, anteriormente recolhidos numa "lixeira", foram posteriormente encaminhados para o Centro de Processamento de Resíduos da ilha do Pico, para valorização dos mesmos.

"OUROBOROS: o caixote - fora do consciente

Até que a cobra finalmente devore a sua cauda e a história se reinicie.

O reinício está perto -Eu sou a causa e o efeito, está bem claro.

Por de trás da ação poluidora está a ação da criação para a destruição, da harmonia para o caos. Estará a Terra ainda cá, ou nós?".