Ir para conteúdo
𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗮𝘃𝗲𝘀 𝗲 𝗮𝗿𝘁𝗲𝘀 𝗶𝗻𝗰𝗲𝗻𝘁𝗶𝘃𝗼𝘂 𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗮𝘀 𝗮 𝗼𝗯𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗿 𝗮 𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗲𝘇𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗼𝘀 𝗿𝗼𝗱𝗲𝗶𝗮
20 novembro, 2023 Desporto
Os auditórios e salas de escolas no Município das Lajes do Pico encheram-se com crianças, jovens e adultos curiosos sobre o que é "este desporto" de observação de aves. Eventos culturais, artísticos e aventuras na natureza preencheram a semana passada com programação para mais um Azores Birdwatching Arts Festival.
 
Desde 2017, a MiratecArts tem vindo a promover o festival de aves e artes na ilha do Pico. Pelo segundo ano consecutivo, o Município das Lajes do Pico é o parceiro oficial e as atividades aconteceram por todo o concelho, com o objetivo de promover a prática da observação de aves e fomentá-la, de forma educativa, através da dinâmica criada por intermédio das artes.
"Um orgulho enorme ver a consolidação deste festival," admite Pedro Silva. "A prova de que, com poucos recursos, gradualmente, se pode introduzir e promover uma nova atividade." Além de gerir o departamento do desporto do Município, Pedro Silva lidera, durante o ano, eventos a promover a prática de observação de aves e programa o festival com Terry Costa. "No caso do Azores Birdwatching Arts Festival, acresce o facto de ser transversal a toda a população, com atividades para todas as idades e com o foco não apenas na observação de aves, mas também na incorporação de elementos artísticos, artes visuais, performances e outras formas de expressões criativas relacionadas com as aves e os seus habitats."
 
Para Terry Costa, este é um dos projetos que deseja continuar a focar cada vez mais nas gerações jovens e especialmente as crianças. "Ver os olhos arregalados para um programa artístico que traz a natureza para o palco é muito satisfatório," conta o diretor artístico da MiratecArts e fundador do Azores Birdwatching Arts Festival, "assim enquadramos atividades na natureza e atividades artísticas que incentivam para a natureza."
 
O próximo festival fica assim marcado para 11 a 17 de novembro de 2024. Até lá, vários eventos vão ser programados no calendário do Município das Lajes do Pico, liderados por Pedro Silva. Podem ficar atentos às oportunidades juntando-se na página oficial do Facebook: Azores Birdwatching Arts Festival. Artistas com projetos na temática de aves são convidados a fazer propostas ao festival através da associação MiratecArts. www.miratecarts.com