Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Cultura Baleeira - Valorização do Património Cultural Identitário das Lajes do Pico

Categoria de topo: Programas de Apoio

Descrição do projeto:

O Município das Lajes do Pico, perfeitamente consciente da importância cultural, social e económica da atividade baleeira no concelho, e da herança cultural que proporcionou, está a desenvolver um conjunto de projetos e de ações que garantam a preservação, a valorização e a perpetuação, no espaço e no tempo, deste admirável património, que é um bem comum de extrema importância estratégica para o desenvolvimento do concelho e da ilha.

Assim se consubstancia este projeto de produção/realização de um minidocumentário sobre a temática da cultura da baleia na vila das Lajes do Pico, patente nos seus usos e costumes, tradições, artesanato, música, arquitetura, literatura e atividades económicas.

O principal objetivo deste projeto é, pois, a construção de um documento memória e de promoção, que assegure a salvaguarda do património que se pretende proteger e, ao mesmo tempo, promover enquanto ativo tradicional e identitário da população, estritamente relacionado com o seu modo de vida. Ou seja, este projeto tem tanto como fim a promoção junto da população local – para que todas as gerações possam valorizar um modo de vida findo, mas que foi convertido, desejando-se a sua perpetuação –, como a demonstração e a promoção de todos os valores da cultura da baleia que possam ser experimentados e capturados pelos turistas, ajudando a incrementar o turismo cultural e natural nas nossas ilhas dos Açores.

Este projeto beneficia de uma profunda cumplicidade com a estratégia de desenvolvimento local da Câmara das Lajes do Pico que, de modo ponderado e programado, pretende incrementar a oferta de conteúdos que visem avalorização dos ativos culturais, sociais e tradicionais das suas gentes, para as suas gentes, jovens e menos jovens, e em comunhão com os propósitos de desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Intervenção: 7.6 - Investimentos associados ao património cultural e natural e ações de sensibilização ambiental

Data de aprovação: 2017-01-28
Data termo de aceitação/contrato: 2017-03-08
Investimento total elegível: € 33.460,00
Comparticipação PRORURAL+: € 26.768,00

Cofinanciado por:

Cultura Baleeira - Valorização do Património Cultural Identitário das Lajes do Pico

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89