Posto de Turismo das Lajes do Pico

Categoria: Turismo
Publicado em quinta, 08 janeiro 2015, 16:17
Atualizado em quinta, 08 janeiro 2015, 16:24

apresentacao posto de turismoFoi aprovado na reunião de câmara do passado dia 23 de Dezembro de 2014 o concurso público para a execução da obra do projecto do novo Posto de Turismo das Lajes do Pico, café/bar e instalações sanitárias.

O novo edifício do Posto de Turismo localiza-se na praça principal da Vila das Lajes, junto ao Museu dos Baleeiros, o museu mais visitado dos Açores.

Engloba em si três vertentes funcionais:

1 - O Posto de Turismo
2 - O Café/Bar
3 - As instalações sanitárias públicas

Projectado pelo Arquiteto Carlos Sousa Dias, o edifício estabelece o diálogo entre uma arquitectura tradicional local e uma arquitectura moderna, sobretudo ao nível de pequenos detalhes e na reinterpretação de alguns elementos arquitectónicos como o desenho dos vãos, apresentando uma volumetria usual de armazéns tipo, que se localizam junto aos portos de mar, onde a linearidade das fachadas contrasta e sobressai através de pequenos pormenores de vãos e do jogo dos telhados geralmente compostos por duas águas.

Urbanisticamente o edifício é a peça de fecho de toda uma frente urbana que contém o edifício do Museu dos Baleeiros, resultando deste agrupamento uma praça pública aberta que contém duas esplanadas que abarcam, ao mesmo tempo, o lado nascente e poente da Vila das Lajes do Pico.

Não pretendemos, neste projecto, um protagonismo arquitectónico de "vedeta", mas antes preferimos aquele olhar contínuo sobre a Vila das Lajes, sem obstáculos, que estabeleça a continuidade volumétrica urbana da paisagem envolvente, para que, no final, nos possamos focar naquilo que é realmente importante - a beleza da costa envolvente, o mar e ao fundo a montanha do Pico.

Queremos um edifício que faça crescer o nosso lado emocional e nos faça sentir que estamos num lugar especial, tradicional, longe de ambientes modernos cosmopolitas que existem por este mundo fora. Enfim um edifício da nossa terra!

No início, apesar das preocupações de integração, vai ser estranho sentir a sua presença, pois a imagem concebida pelo nosso olhar durante tantos anos levará algum tempo a habituar-se à sua presença, mas um dia, pelo amanhecer, passamos a olhar tudo como uma família urbana, consistente, que engloba uma praça muito bonita, geradora de momentos únicos na vivência do nosso dia-dia na bela Vila das Lajes do Pico.

O novo Posto de Turismo tornará a Vila das Lajes do Pico muito mais atractiva, e, consequentemente, proporcionará um maior desenvolvimento comercial à Vila e a todo o concelho, tendo em conta que a nova obra constituirá para os residentes no concelho e na ilha um ponto de encontro e de convívio, e para os turistas um ponto de informação importante sobre o que poderão as pessoas fazer na nossa terra, a porta através da qual podemos amavelmente e carinhosamente convidar as pessoas a visitarem o que temos para oferecer, para vivenciar, para experimentar, no mar e em terra, no alojamento e na gastronomia, no artesanato, no património natural e cultural, dando vida à Vila das Lajes e ao concelho, e oferecendo, a quem nos visita, a simpatia e o carinho açorianos da população, o que não acontece nas condições atuais.

Com um custo estimado de 400.000€, o edifício beneficia do apoio financeiro específico do Turismo de Portugal, no âmbito do projecto designado de Criação do Jardim da Baleia e requalificação do Passeio Marítimo das Lajes do Pico, prevendo-se que esteja concluído até ao final de 2015.

start stop bwd fwd