IV Missão de Cooperação Transnacional ECO-TUR

Categoria: Turismo
Publicado em terça, 30 outubro 2018, 09:09
Atualizado em terça, 30 outubro 2018, 09:09

EcoTurO Município das Lajes do Pico participou nas ilhas Canárias de 15 a 20 de outubro, na IV Missão de Cooperação Transnacional ECO-TUR.

Realizou-se, de 15 a 17 de outubro, na ilha de El Hierro o I Encontro Transnacional de Comités de Ação Local do Projeto ECO-TUR visando o debate e a troca de experiências no que concerne o fomento de um turismo sustentável e o desenvolvimento do ecoturismo nos seus territórios, através da apresentação dos Planos de Ação Local, dos seus projetos e linhas de atuação.

Os Comités de Ação Local efetuaram diversas saídas de campo ao longo do encontro, tendo visitado o Eco-museu de Guinea, o Centro de recuperação do Lagarto Gigante de El-Hierro, o Percurso Pedestre Las Puntas - La Maceta e a Central Hidro-Eólica Gorona de El Viento.

Na ilha de La Gomera, Vallehermoso acolheu a IV Missão de Cooperação Transnacional ECO-TUR de 18 a 20 de outubro que contou com a presença de 7 sócios das Canárias, 4 dos Açores, 1 da Madeira, 2 de Cabo Verde, 1 do Senegal e 1 da Mauritânia, configurando assim uma Rede Transnacional de Municípios para a co-produção de uma estratégia de valor para o património natural e etnográfico através do fomento do ecoturismo e do turismo, de acordo com o Programa de Cooperação Territorial Interreg MAC 2014-2020.

Ao longo do seminário foram efetuadas diversas palestras relacionadas com o desenvolvimento do turismo em Vallehermoso, nomeadamente ao nível da criação de percursos pedestres, da Reserva da Biosfera e do Assobio Gomero - Património Mundial. O grupo efetuou diversas saídas de campo, nomeadamente, a uma empresa familiar de produção agroalimentar na área da pastelaria, ao Centro de Interpretação do Mel de Palma, ao CEO Vallehermoso onde se assistiu a uma aula de ensino de Assobio Gomero, ao Parque Nacional de Garajonay e ao Centro de Interpretação Las Loceras.

No âmbito da IV Missão de Cooperação foi ainda desenvolvido um workshop intitulado "Estratégia de Ecoturismo", tendo cada parceiro apresentado as suas conclusões no que respeita a implementação dos projetos ECO-TUR nos diferentes territórios.

Durante o encontro foi ainda aprovada a ata da última reunião, abordados aspetos técnicos relacionados com o projeto e efetuada a revisão do cronograma.

O próximo Seminário do Projeto ECO-TUR realiza-se na ilha da Madeira, no Porto Moniz, durante o mês de fevereiro de 2019.

start stop bwd fwd