Missão de cooperação - Eco-Tur | I Seminário transnacional de intercâmbio de experiências

Categoria: Turismo
Publicado em quinta, 09 fevereiro 2017, 15:01
Atualizado em quinta, 09 fevereiro 2017, 15:41

eco turO Presidente da câmara municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, participou nos dias 6 e 7 de fevereiro no Município de Teguise, na ilha de Lanzarote, nas Canárias, no I seminário de intercâmbio de experiências no âmbito de um projecto ECO-TUR, financiado pelo Interreg, um fundo europeu de desenvolvimento regional, em que participam os municípios açorianos das Lajes do Pico, Madalena, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, também alguns  municípios da Madeira e das Canárias, e ainda municípios de Cabo Verde, Mauritânia e Senegal.

Na sua apresentação Roberto Silva referiu que o concelho das Lajes e a ilha do Pico são um bom exemplo do eco turismo, tendo destacado a tipologia do alojamento turístico, assente no conceito de hotel de aldeia e de turismo rural, a existência de muitas áreas de reserva e protecção ambiental, a conversão da caça à baleia em observação de baleias e golfinhos e a transformação da fábrica da baleia em centro de artes e ciências do mar, traduzindo, assim, a grande preocupação de todos os agentes que usam e gerem o território do município das Lajes do Pico, do mar à montanha, em aperfeiçoar  as práticas e as experiências que promovam o eco turismo.
O presidente Roberto Silva informou que a câmara municipal das Lajes do Pico tem em curso o desenvolvimento  de uma marca centrada na baleia, designada de "Lajes do Pico, Capital da Cultura da Baleia"  e a preparação do processo de candidatura à Unesco da "Cultura da Baleia" a Património Mundial da Humanidade, com os propósitos da preservação da memória da baleação e dos baleeiros, e da valorização do património histórico, social, económico e cultural das Lajes do Pico, um património único nos Açores e no Mundo, visando estas iniciativas, paralelamente, acrescentar notoriedade internacional ao concelho das Lajes do Pico, à ilha do Pico e aos Açores.
Na ocasião, o presidente da câmara falou também das dificuldades no turismo nas Lajes do Pico, em especial a baixa permanência dos turistas no concelho, tendo comparado o número de visitantes do Museu dos Baleeiros, o mais visitado dos Açores (30.000 pessoas em 2016), com o número de dormidas (cerca de 5.000), a falta de alojamento turístico e o problema das insuficientes acessibilidades aéreas à ilha do Pico, tendo apontado para que no ano de 2020 seja implementada a realização de uma ligação diária de Lisboa para o Pico.
No final do encontro foi aprovada a calendarização dos próximos  seminários do projeto Eco-Tur, ficando a cargo dos municípios das Lajes do Pico e da Madalena  a organização do segundo Seminário de Eco turismo que decorrerá na ilha do Pico no próximo mês de Junho.

Fotos do I Seminário transnacional de intercâmbio de experiências: