Apoio a iniciativas empresariais de interesse municipal

Categoria: Turismo
Publicado em sexta, 27 maio 2016, 11:50
Atualizado em sexta, 27 maio 2016, 11:50

Município das Lajes do PicoAnúncio de cedência da antiga fábrica da baleia para Museu de Espécies Marinhas

No passado dia 05 de abril de 2016, deu entrada na Camara Municipal das Lajes do Pico uma candidatura da empresa Mar de Vida – Atividades de Museus, Lda., no âmbito do Regulamento ao Apoio a Iniciativas Empresariais de Interesse Municipal, visando estabelecer uma parceria com a autarquia na cedência da antiga fábrica da baleia para instalar um Museu de Espécies Marinhas construídas em fibra de vidro.
O pedido de apoio envolve, nos termos do referido Regulamento Municipal, a concessão do edifício por um período de seis anos, para a exposição, mantendo-se todo o funcionamento e gestão da antiga fábrica da baleia sob responsabilidade do Município das Lajes do Pico. A receita da bilheteira será repartida em partes iguais entre as duas entidades, comprometendo-se a empresa proponente a aumentar substancialmente o número de visitantes do Centro, recorrendo a parcerias com empresas de observação de cetáceos.
A proposta de deliberação foi presente a reunião da Câmara Municipal, que antecede a apreciação da comissão de análise das candidaturas. Considerando o inegável potencial turístico e a mais-valia que este tipo de iniciativas empreendedoras trazem para o concelho, será efetuada uma ampla divulgação e consulta pública da viabilidade da cedência do espaço, em concreto, para a realização deste ou de outros investimentos potenciadores de desenvolvimento económico das Lajes do Pico, assim se incentivando a apresentação de propostas de projetos de investimento para o local, em especial os que se relacionem com projetos inovadores, nos termos preferenciais estabelecidos no Regulamento Municipal.

A apresentação de proposta de intenção de investimento, deve descrever a ideia/projeto nos termos procedimentais previstos no Regulamento Municipal, devendo dar entrada na Câmara Municipal das Lajes do Pico no prazo de 30 dias consecutivos, a contar do dia seguinte à data da presente publicação.

Todas as propostas apresentadas serão avaliadas em obediência ao estabelecido no Regulamento de Apoio a Iniciativas Empresariais de Interesse Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico
Roberto Manuel Medeiros da Silva