Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Diversificação e Requalificação de Oferta Turística e de Lazer das Lajes do Pico

Categoria: PRORURAL+

Descrição do projeto:

O Município das Lajes do Pico, na senda do desenvolvimento local e observando os interesses gerais da ilha do Pico, delineou um projecto de investimento que, no seu entender, serve os interesses locais e gerais da ilha, no quadro da oferta de conteúdos de lazer, cultura e turismo, constituindo-se como uma necessidade real, tanto dos cidadãos do concelho, como dos Picoenses.
O projeto visa diversificar e melhorar a oferta de espaços e atividades de recreio, que possam acarretar diversas valências por efeito direto, através de:
- Criação de um espaço de exposições visitável, com exibição permanente de um vídeo de primeira qualidade que promova os valores identitários das populações locais, não só junto da população residente, mas que sirva cumulativamente como meio de promoção, atração e ocupação turística;
- Requalificação do auditório municipal que permita munir o mesmo de condições para: projetar filmes nos moldes em que atualmente é necessário para ter acesso aos mesmos; criar condições de “acesso para todos”; e criar condições de conforto na sala;
- Criação de uma rede concelhia de MUPI que permita promover os equipamentos alvo deste investimento e as suas atividades, como todas as informações de interesse para a população residente e não residente.
Crê a Edilidade que a concretização deste projeto não é mais do que um direito da população das Lajes e da ilha do Pico, na medida em que, neste momento, não existe, na ilha, equipamento algum que ofereça os serviços que este projeto se propõe proporcionar.

Continuar...

Cultura Baleeira - Valorização do Património Cultural Identitário das Lajes do Pico

Categoria: PRORURAL+

Descrição do projeto:

O Município das Lajes do Pico, perfeitamente consciente da importância cultural, social e económica da atividade baleeira no concelho, e da herança cultural que proporcionou, está a desenvolver um conjunto de projetos e de ações que garantam a preservação, a valorização e a perpetuação, no espaço e no tempo, deste admirável património, que é um bem comum de extrema importância estratégica para o desenvolvimento do concelho e da ilha.

Assim se consubstancia este projeto de produção/realização de um minidocumentário sobre a temática da cultura da baleia na vila das Lajes do Pico, patente nos seus usos e costumes, tradições, artesanato, música, arquitetura, literatura e atividades económicas.

O principal objetivo deste projeto é, pois, a construção de um documento memória e de promoção, que assegure a salvaguarda do património que se pretende proteger e, ao mesmo tempo, promover enquanto ativo tradicional e identitário da população, estritamente relacionado com o seu modo de vida. Ou seja, este projeto tem tanto como fim a promoção junto da população local – para que todas as gerações possam valorizar um modo de vida findo, mas que foi convertido, desejando-se a sua perpetuação –, como a demonstração e a promoção de todos os valores da cultura da baleia que possam ser experimentados e capturados pelos turistas, ajudando a incrementar o turismo cultural e natural nas nossas ilhas dos Açores.

Este projeto beneficia de uma profunda cumplicidade com a estratégia de desenvolvimento local da Câmara das Lajes do Pico que, de modo ponderado e programado, pretende incrementar a oferta de conteúdos que visem avalorização dos ativos culturais, sociais e tradicionais das suas gentes, para as suas gentes, jovens e menos jovens, e em comunhão com os propósitos de desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Continuar...

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89