Comunicado - Agravamento do Estado do Mar

Categoria: Informação
Publicado em sexta, 22 fevereiro 2019, 16:34
Atualizado em sexta, 22 fevereiro 2019, 16:34

Agravamento do Estado do MarA Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertam para a continuação estado do mar alteroso.

No Grupo Ocidental e nas Ilhas do Triângulo, a agitação marítima poderá sofrer um ligeiro desagravamento nos dias 21 e 22 de fevereiro, mantendo-se ainda assim com valores de altura significativa de 4,0 metros ou superiores.

No dia 23 (sábado) é possível que a situação de agitação marítima se volte a agravar, sendo do quadrante sudoeste, podendo atingir uma altura significativa de 8,0 metros, rodando depois para oeste e diminuindo de altura apenas ao longo dos dias 24 e 25, à medida que continue a rodar para noroeste.

A comunidade marítima deve adotar medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as suas embarcações.

A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima.

Caso seja absolutamente imprescindível deslocar-se até junto da orla marítima, deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.