Comunicado - Agravamento do Estado do Mar

Categoria: Informação
Publicado em terça, 19 fevereiro 2019, 11:49
Atualizado em terça, 19 fevereiro 2019, 11:49

Agravamento do Estado do MarA Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertam para a  forte possibilidade de estado do mar alteroso a tempestuoso a partir do dia 20 de fevereiro.

No Grupo Ocidental e nas Ilhas do Triângulo a agitação marítima, inicialmente de sudoeste e depois de oeste, poderá atingir valores de altura significativa superiores a 4,0 metros às primeiras horas do dia 20, piorando rapidamente e, ao longo do dia, podendo mesmo atingir uma altura significativa de 8,0 metros.

A comunidade marítima deve adotar medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as suas embarcações.

A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima.

Junto à orla marítima deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.