Agravamento do Estado do Mar

Categoria: Informação
Publicado em segunda, 10 dezembro 2018, 11:43
Atualizado em segunda, 10 dezembro 2018, 11:43

Agravamento do Estado do MarA Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertam para a possibilidade de aumento da agitação marítima a partir do dia 10 de dezembro.

No Grupo Ocidental prevê-se que a agitação marítima de oeste, rodando para noroeste, acompanhada por vento forte, possa ter valores de altura significativa superior 4,0 metros a partir do final da manhã do dia 10, situação que deve agravar-se ao longo dos dias 11 e 12 de dezembro, aumento para valores de cerca de 6,0 de altura significativa.

Nas Ilhas do Triângulo, é possível que na manhã do dia 11 de dezembro, a agitação marítima de noroeste, acompanhada por vente forte, possa registar valores de altura significativa superiores a 4,0 metros.

Recomenda-se à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou varando em lugar seguro as suas embarcações.

A população em geral deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima.

Junto à orla marítima deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.