Início das obras no caminho dos Matos de São João

Categoria: Informação
Publicado em sexta, 18 agosto 2017, 21:29
Atualizado em sexta, 18 agosto 2017, 21:29

Município das Lajes do PicoO Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte consignou hoje a empreitada de beneficiação do caminho agrícola dos Matos de São João, no concelho das Lajes do Pico, após visto do contrato pelo Tribunal de Contas.

A obra, numa extensão de 1.925 metros e com um prazo de execução de 120 dias, tem início na próxima semana, ficando a cargo da empresa Afavias Açores, pelo valor de cerca de 685 mil euros.

Esta empreitada visa a consolidação das condições de estabilidade do caminho existente, onde se inclui a estabilização dos taludes, a construção de valetas em betão e aquedutos, por forma a melhorar as suas caraterísticas de drenagem, pavimentação e segurança rodoviária.

Sendo este caminho rural uma via essencial à atividade agropecuária e turística, esta obra assume grande importância para a ilha do Pico, pois, além de beneficiar 87 hectares de pastagens, distribuídas por 22 explorações pecuárias, beneficiando 28 agricultores, permite ainda aceder a 46 hectares de florestação.

Este caminho estabelece ainda a ligação entre a Estrada Regional n.º 1-2.ª no lugar de Companhia de Baixo, freguesia de S. João, e a Estrada Regional n.º 2-2.ª, Transversal, junto ao entroncamento com o Caminho Rural n.º 35, dos Cabecinhos, intercetando ainda pelo percurso o Caminho Rural n.º 48, de São Caetano, sendo que dá acesso à Reserva Florestal de Recreio do Mistério São João, a jusante, e ao Caminho Rural n.º 82, do Pico da Urze, que permite o acesso à Montanha a montante, o que lhe tem vindo a conferir um crescente peso na movimentação turística.

Este é mais um exemplo da boa cooperação entre a Presidente da Junta de Freguesia, Ângela Alvernaz, do Presidente da Câmara, Roberto Silva e do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro.