Comunicado Nº 15 - COVID-19

Categoria: Comunicações Oficiais
Publicado em segunda, 14 setembro 2020, 21:16
Atualizado em segunda, 14 setembro 2020, 21:16

Comunicado - COVID-19O Executivo da Câmara Municipal das Lajes do Pico teve reuniões com algumas das coletividades e instituições do Concelho de âmbito cultural e desportivo, com vista à decisão de atribuir apoios técnicos e financeiros, respeitantes ao ano em curso, e à preparação do orçamento da Câmara para o ano de 2021.

As reuniões decorreram após o horário de expediente, seguindo todas as regras de segurança divulgadas pela Autoridade de Saúde Regional e previstas para estas situações (desinfeção das mãos, uso de máscara, distanciamento social e etiqueta respiratória).

Conhecido o primeiro caso positivo de Covid-19 no Concelho das Lajes do Pico, verificou-se que os participantes na última dessas reuniões foram considerados contactos próximos desse mesmo caso. Assim, apesar das medidas de prevenção tomadas, o Executivo da Câmara Municipal considerou, por prudência, restringir a entrada de pessoas no Convento dos Franciscanos e reorganizar os serviços nos Paços do Concelho.

Tendo em conta a informação disponibilizada, de que os resultados dos testes à Covid-19 realizados aos participantes considerados pela autoridade de saúde como contactos próximos foram negativos, comunica-se o seguinte:

1. A situação está a ser acompanhada pelo Executivo diariamente, podendo determinar a reformulação ou a tomada de novas decisões.
  2. O Executivo da Câmara Municipal nunca contactou com o caso positivo.
  3. Nenhum dos trabalhadores da Câmara Municipal, à data de hoje, é suspeito de ser um contacto próximo do caso positivo.
  4. A reorganização dos serviços nos Paços do Concelho visou limitar a eventual, ainda que muito remota, possibilidade de propagação do vírus naquele edifício.
  5. A incerteza sobre a evolução deste caso no concelho determina que continuem a ser adotadas pela Câmara Municipal medidas de especial cautela, nomeadamente:
    1. A preferência pelo contacto telefónico ou por email para a resolução dos assuntos dos munícipes, sendo retomado, se for absolutamente necessário, o atendimento presencial nos Paços do Concelho.
    2. A loja do Munícipe da Ponta da Ilha continuará encerrada por se situar num edifício escolar.
    3. As reuniões com o Executivo serão realizadas, exclusivamente, via telefone ou por videoconferência.
    4. No âmbito dos Concursos de Pessoal a decorrer, a entrega das candidaturas deve ser efetuada preferencialmente via CTT (Câmara Municipal das Lajes do Pico, Convento dos Franciscanos, 9930-135 Lajes do Pico) ou por email ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ), podendo, agora, a entrega dos documentos ser também efetuada na Câmara Municipal.

A existência de um primeiro caso positivo no concelho, torna muito claro que é fundamental cumprir as regras de higiene e segurança previstas pela Autoridade de Saúde Regional, em todos os contactos sociais, muito em especial a desinfeção das mãos e o uso de máscara.

É a sua saúde, da sua família e a de todos nós que está em causa.

Lajes do Pico, 14 de setembro de 2020

O Presidente da Câmara Municipal
Roberto Manuel Medeiros da Silva

Comunicado Nº 15 - COVID-19