Orçamento Participativo do Município das Lajes do Pico | 2020

Categoria: Comunicações Oficiais
Publicado em sexta, 06 setembro 2019, 19:15
Atualizado em sexta, 06 setembro 2019, 19:15

Orçamento Participativo 2020O Orçamento Participativo do Município das Lajes do Pico regressa para a sua segunda edição, refletindo o seu resultado no orçamento camarário para o ano de 2020.

Pela sua natureza, o Orçamento Participativo assume um cariz deliberativo, sendo um mecanismo de democracia, que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, através de processos da participação da comunidade, sendo as pessoas chamadas não apenas a fazer propostas de projetos que gostariam de ver executados, como ainda a escolher, entre as várias propostas, aquelas que serão efetivamente executadas.

O Orçamento Participativo do Município das Lajes do Pico para o ano de 2020 dispõe novamente de um orçamento global no valor de 60.000,00€ (sessenta mil euros), mantendo-se o valor máximo de 20.000,00€ (vinte mil euros) por cada projeto e é dividido em 6 fases de execução que respeitam a seguinte calendarização:

• Recolha e apresentação de propostas - 01 de setembro a 30 de setembro;
  • Análise técnica das propostas - 01 a 15 de outubro;
  • Apresentação de reclamações - 16 a 23 de outubro;
  • Análise das reclamações - 24 a 31 de outubro;
  • Votação das propostas - 01 de novembro a 30 de novembro;
  • Publicitação dos resultados - 01 a 31 de dezembro.

Com a implementação do Orçamento Participativo do Município das Lajes do Pico, procura-se a construção de um concelho melhor, com maior esclarecimento e consciência crítica, ao fazer participar os munícipes na definição das prioridades de investimentos, assegurando-lhes, em paralelo, capacidade e abertura quanto aos processos de tomada de decisão naquilo que se prende, quer com satisfação das suas necessidades e resolução de problemas, quer com a coesão e o desenvolvimento sustentável do concelho.

A participação poderá ser feita em papel presencialmente nas juntas de freguesia bem como junto do Município das Lajes do Pico, ou em formato digital através do portal do Orçamento Participativo em http://op.cm-lajesdopico.pt/.

O Município das Lajes do Pico convida desta feita uma vez mais todos a contribuir para o desenvolvimento do nosso concelho através do seu envolvimento no Orçamento Participativo do Município das Lajes do Pico para o ano de 2020.