Apresentação da Semana dos Baleeiros 2018

Categoria: Comunicações Oficiais
Publicado em segunda, 23 julho 2018, 16:03
Atualizado em segunda, 23 julho 2018, 16:21

Apresentação Semana dos Baleeiros 2018A Semana dos Baleeiros de 2018 marca o reencontro do nosso povo com Nossa Senhora de Lourdes, iniciado em 1883, em especial nas procissões na terra e no mar.

Nestes dias, em que o tempo parece não ser contado, há muitas viagens em botes baleeiros, a remos e à vela, muitas histórias de amor pela baleia, muitos abraços no regresso dos nossos emigrantes, muito carinho por aqueles baleeiros que embarcaram na mais prodigiosa aventura marítima, muita ternura vivida nas Lajes do Pico, uma das mais belas vilas dos Açores e de Portugal.

Em terra e no mar, olhamos o futuro com esperança, sentindo a música das nossas filarmónicas, da orquestra municipal académica juvenil, do fado, do grupo coral das Lajes do Pico, da chamarrita e de Manuel Costa com apresentação de Sidónio Bettencourt.

A Semana dos Baleeiros de 2018 marca o reencontro do nosso povo com o futuro em que a Cultura da Baleia, acreditamos, será classificada pela Unesco como Património da Humanidade, sendo na essência um exemplo para o mundo, a conversão da relação dos homens com as baleias.

Vivemos uma realidade que teve uma história fantástica, uma história de sobrevivência, depois com essa incrível transformação da baleação no whale watching, pioneira nos Açores, nas Lajes do Pico.

Na Semana dos Baleeiros teremos um programa de Good Vibrations (Boas vibrações) direccionado para a temática do bem estar e qualidade de vida que contará com actividades como o yoga, reiki, uma caminhada mindfulness em que se pretende que as pessoas façam uma viagem ao seu interior em contacto com a natureza, uma palestra designada Be happy living para consciencializar as pessoas da importância de procurar a sua realização pessoal e a felicidade e ainda uma palestra sobre a Espiritualidade no Quotidiano.

Na Semana dos Baleeiros mostramos a arte dos nossos artesãos, numa feira regional, expomos a dinâmica das nossas empresas, entregamos o prémio literário Dias de Melo, apresentamos livros de histórias infantis de encantar como a Tartaruga Alfazema, provamos e promovemos o Queijo do Pico, escutamos muitos sons locais em mais um festival de folclore e de grupos musicais como a Tuna da Silveira, Trovas da Madrugada, ViráLomba, Animae Vox Ensemble, Bruno Rosa e unimos o Triângulo dos Açores, debruçados sobre a Montanha do Pico, as fajãs de São Jorge e o vulcão dos Capelinhos no Faial, desfilamos as tradições do nosso povo em mais um desfile etnográfico. Na noite a música é também de Richie Campbell, Fernando Pereira e dos DJ´s na tenda electrónica.

O encerramento da Semana dos Baleeiros contará com um concerto das seis filarmónicas do concelho, atuando em conjunto.

A si em especial faço-lhe o convite para vir à Semana dos Baleeiros 2018, nas Lajes do Pico a Capital da Cultura da Baleia!

O Presidente da Câmara
Roberto Silva