Luto Municipal pelo Falecimento de Ermelindo Ávila

Categoria: Comunicações Oficiais
Publicado em sábado, 26 maio 2018, 11:38
Atualizado em sábado, 26 maio 2018, 11:38

Município das Lajes do PicoA Câmara Municipal das Lajes do Pico manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Ermelindo dos Santos Machado Ávila, Comendador e Munícipe Honorário do concelho das Lajes do Pico, falecido no dia 25 de Maio de 2018, com 102 anos de idade, expressando aos seus filhos, netos, bisnetos e demais familiares as mais profundas condolências.

Ermelindo dos Santos Machado Ávila, nascido nas Lajes do Pico a 18 de setembro de 1915, filho de Francisco Machado Ávila e de Elvira Ermelinda dos Santos Madruga Ávila, é o mais velho de sete imãos.

Frequentou o Seminário de Angra onde concluiu o curso preparatório e o primeiro ano de Filosofia (1927-32).

Iniciou a sua colaboração jornalística na revista Eco Cedrense (Faial), estendendo a sua colaboração ao jornal O Dever no ano de 1932 pela mão do antigo diretor Pe. Xavier Madruga.

Cedo iniciou a sua dedicação à causa pública, tendo sido nomeado administrador do concelho das Lajes do Pico, Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal em 1940 e Presidente da Câmara Municipal em 1941. Aposentou-se em 1984 como Assessor Autárquico do Município das Lajes do Pico, tendo recebido a Medalha de Prata do Concelho pelos bons serviços prestados durante 46 anos.

Em 1995 foi-lhe atribuída a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares. Nas comemorações dos 500 anos do concelho, a Câmara Municipal das Lajes do Pico, presidida pelo Engº. Cláudio Lopes, agraciou o Comendador Ermelindo Ávila com a entrega da Chave Número Um do concelho e em 2011 a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores atribuiu-lhe a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.

Historiógrafo e autor de mais de três dezenas de livros sobre a história e os costumes socioculturais das gentes do concelho das Lajes do Pico e da ilha do Pico, Ermelindo Ávila deu notável destaque ao fenómeno da baleação, que em muito distingue este concelho, em especial na obra "Balada das Baleias", a qual, feita em conjunto com Sidónio Bettencourt e com o seu neto Sérgio Ávila, continua a espalhar pelo mundo o retrato da vida e obra dos baleeiros.

No livro "Lajes do Pico - Primeira Povoação da Ilha", publicado em 2011, Ermelindo Ávila promove a sua terra e as suas gentes, numa apresentação de documentários que falam das pessoas e das Lajes do Pico e ainda uma compilação de artigos sobre bustos e monumentos. Outra das suas notáveis obras literárias é o livro "Figuras e Factos" que reúne artigos de vários jornais que caraterizam personalidades distintas e gente popular que de alguma forma o marcaram.

Nas comemorações do seu centenário, promovidas pela Câmara Municipal das Lajes do Pico no dia 18 de setembro de 2015, em que foi palestrante o Dr. Laborinho Lúcio, antigo Ministro da Justiça e Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Sidónio Bettencourt escreveu que "Aos 100 anos, Ermelindo Ávila celebra a vida, a família, a Ilha, o jornalismo; celebra tudo o que não cabe num breve texto ou numa colectânea de textos breves, pois a sua dimensão enquanto cidadão, homem da igreja, investigador, jornalista, autarca, historiógrafo, literato e ilhéu dos Açores, vai muito para além de qualquer palavra de circunstância.".

Ermelindo Ávila proferiu diversas conferências, quer nos Açores, quer junto das comunidades emigrantes radicadas no Canadá e nos Estados Unidos da América, onde espalhou a sua paixão pela história e pelas gentes da ilha do Pico, sendo sempre respeitado e admirado por todos.

Em homenagem à memória de Ermelindo dos Santos Machado Ávila, congregada com um profundo sentido de gratidão e de reconhecimento pelo seu extraordinário sentido de cidadania, dedicação e serviço à nossa comunidade, decreto dois dias de Luto Municipal, nos dias 25 e 26 de maio de 2018, procedendo-se à colocação da bandeira do Município a meia haste.

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico,
Roberto Manuel Medeiros da Silva