Mistérios do Sul do Pico

Categoria: Desporto
Publicado em terça, 31 janeiro 2017, 09:14
Atualizado em terça, 31 janeiro 2017, 09:14

trilho misteriosNo passado dia 28 de Janeiro, o Município das Lajes do Pico promoveu um trilho entre as freguesias de São João e Lajes intitulado "Mistérios do Sul do Pico".

Este trilho, com o indicativo PR 15 PIC, faz parte da rede regional de trilhos homologados, é uma pequena rota de dificuldade fácil e tem um total de 8,5km de extensão. Têm esta denominação porque passa pelos Mistérios de São João e Silveira. O percurso, teve início no Parque Florestal de São João. Depois de atravessarem o parque, em direcção ao mar, os participantes puderam passar pela Baía da Arrudia, Ponta do Admoiro e Zona Balnear do Verdoso. Daí seguiram pelo centro da freguesia de São João passando pela Igreja de São João e pela Capela do Império do Espirito Santo com nova paragem na Zona Balnear das Arinhas. Depois de uma breve pausa, seguiram pelo Caminho Velho e nova paragem no Moinho da Ponta Rasa. Nesse ponto, já no Mistério da Silveira (resultante da erupção vulcânica de 1720), percorreram o Caminho da Fonte e puderam fazer uma parte do percurso pela costa (chão biscoito) até à Zona Balnear da Fonte. Depois de passarem pelo poço de maré do Rego e pela canada de acesso ao Pesqueiro de Pau Rodrigues, o percurso terminou junto à antiga escola primária da Silveira.