Casa dos Botes da Calheta de Nesquim

Categoria: Cultura
Publicado em sexta, 29 janeiro 2021, 17:49
Atualizado em sexta, 29 janeiro 2021, 17:50

Casa dos Botes da Calheta de NesquimEdifício de planta rectangular destinado à guarda de botes baleeiros, composto por dois grandes corpos contíguos, cada um com dois grandes vãos, com lintel (de betão) a toda a largura da fachada principal, existindo em cima deste lintel uma portada com janelim na parte superior, com lintel também em betão.

O resto do imóvel é em alvenaria de pedra seca com cobertura de duas águas, para cada corpo, em telha de meia-cana de produção industrial, com as cumeeiras perpendiculares à fachada.

Contíguo à fachada principal, do lado esquerdo, situa-se um pequeno corpo de construção recente, rebocado e pintado de branco, para abrigo do guincho.

No tardoz, entre os dois corpos principais, situa-se outro corpo de menor dimensão, construído em alvenaria de pedra seca e com cobertura de uma água, também em telha de meia-cana de produção industrial, que se destina ao arrumo de apetrechos ligados à atividade.

Apesar da inserção de elementos construídos fora do contexto da construção tradicional (telhas de produção industrial e vigas de betão), este imóvel mantém a sua expressão e contribui para a qualificação do ambiente portuário.

Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700