Jardim da Baleia recebe atuação da Sociedade Filarmónica União Praiense da Graciosa

Categoria: Cultura
Publicado em sábado, 01 setembro 2018, 13:59
Atualizado em sábado, 01 setembro 2018, 13:59

Sociedade Filarmónica União Praiense da GraciosaNo âmbito do intercâmbio com a Sociedade Filarmónica União Ribeirense, o Palco do Jardim da Baleia recebe hoje, dia 1 de setembro, às 21h, a Sociedade Filarmónica União Praiense da Graciosa.

HISTORIAL:

A Banda da Sociedade Filarmónica União Praiense foi fundada em 12 de Maio de 1889 com o nome de Sociedade Artística "União Praiense" e desde a sua fundação, nunca interrompeu a sua actividade.

A partir de 1989 a Banda União Praiense passou a desenvolver um intenso trabalho, deslocando-se à ilha do Pico, o que não fazia desde 1936, altura em que se deslocou à ilha de São Jorge.

Em 1995 fez uma digressão pelos EUA e Canada onde actuou em varias cidades, destacando-se o Concerto de Gala realizado na Sala de Opera da Câmara Municipal da cidade Norte Americana de Peabody.

Em 1996 deslocou-se à ilha Terceira, para participar nas Festas Sanjoaninas.

Em 24 de Abril de 1999, deslocou-se à ilha de São Jorge para participar nas Comemorações dos 500 anos de Vila das Velas, onde realizou uma procissão em louvor de São Jorge e um Concerto no Auditório Municipal das Velas.

A Banda União Praiense gravou para a RDP, RTP-Açores e Canal 1 da RTP e realizou concertos em cinco ilhas dos Açores destacando-se a sua participação na Semana do Mar na cidade da Horta.

Tem feito Concertos no Centro Cultural da ilha Graciosa, com repertório de Concerto.