DocumentosOnline Button
PRORURAL+
Açores 2020

7 Maravilhas à Mesa - Mesa das Lajes do Pico na Final

Categoria: Cultura
Publicado em quarta, 08 agosto 2018, 20:00
Atualizado em quinta, 09 agosto 2018, 02:59

Mesa das Lajes do Pico é finalista das 7 Maravilhas à MesaA Mesa Lajes do Pico Capital da Cultura da Baleia é uma das finalistas das 7 Maravilhas à Mesa.

1. INTRODUÇÃO

O grande objectivo deste concurso é promover as regiões e o mundo rural de Portugal, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências associadas ao território.

Esta é uma iniciativa organizada pelas 7 Maravilhas que consiste na apresentação de uma Mesa, composta por vários patrimónios, que abranja o prazer de estar à mesa e de experienciar um roteiro turístico.

As candidaturas a concurso são as “MESAS” que incluem o melhor que uma região tem para oferecer, os seus pratos, vinhos ou queijos, o que pode ser visitado, como um museu, e o alojamento turístico, onde se pode ficar alojado.

A candidatura é composta por 7 patrimónios de origem local, que inclui gastronomia, vinhos e roteiros. Cada Mesa disputa com mesas de todas as regiões de Portugal o título de Maravilha.
Categorias e patrimónios

As MESAS candidatas a 7 Maravilhas à Mesa são organizadas a partir de 3 Categorias, incluindo cada uma delas 7 Patrimónios, num total de 21. Cada candidatura é composta por 7 patrimónios à escolha, devendo obrigatoriamente incluir um património de cada categoria.

1ª Categoria - GASTRONOMIA

Patrimónios da categoria GASTRONOMIA

Pão; Petiscos; Sopas; Peixe e Marisco; Carne e Caça; Queijos; Produto endógeno.

2ª Categoria - VINHOS E AZEITES

Patrimónios da categoria VINHOS E AZEITES

Espumantes; Rosés; Brancos; Tintos; Aguardentes e Licorosos; Vinhos de Exceção; Azeites.

3ª - Categoria ROTEIROS

Patrimónios da Categoria Roteiros

Territórios Vinhateiros; Património Histórico, Cultural e Natural; Museus; Adegas, Lagares, Queijarias; Eventos de Afirmação Territorial; Experiências Únicas; Alojamento Turístico.

Na eleição das 7 Maravilhas à Mesa não foram consideradas sobremesas ou doçarias.
2. MESA DAS LAJES DO PICO – CAPITAL DA CULTURA DA BALEIA

A Mesa Lajes do Pico – Capital da Cultura da Baleia é uma mesa de sabores do mar, uma das nossas maiores riquezas e fonte de produtos de elevada qualidade, como o peixe, o polvo e o cavaco. Integra também sabores da terra, o vinho e o queijo. A Mesa apresenta uma oferta abrangente, permitindo degustar a nossa gastronomia, conhecer a nossa cultura da baleia (a história da baleação e a contemplação e preservação das baleias, um exemplo para o Mundo) e desfrutar do conforto das nossas unidades de alojamento turístico.

A Mesa das Lajes do Pico apresenta na Categoria Gastronomia os sabores do Caldo de Peixe confeccionado pelo Restaurante Ponta da Ilha (património Sopas), do Polvo Guisado do Restaurante Lagoa (património Peixe e Marisco), do Cavaco dos Açores, elaborado pelo Restaurante Fonte Cuisine (património Produto Endógeno) e do Queijo São João, da Queijaria do Pico (património Queijos); na categoria Vinhos e Azeites apresenta o Vinho Branco Arinto dos Açores Branco 2017 (património Brancos), produzido pela Azores Wine Company; na Categoria Roteiros, a Mesa apresenta o Museu dos Baleeiros (património Museus) e a Aldeia da Fonte (património Alojamento Turístico).

A GASTRONOMIA, VINHOS E ROTEIROS DA MESA DAS LAJES DO PICO

CATEGORIA GASTRONOMIA

CALDO DE PEIXE DO PICO

Sopa do mar com pão é feita com diferentes peixes do mar profundo açoriano, como o cherne, o boca-negra, o írio, o congro ou a garoupa. É acompanhado com batata branca ou batata doce e molho cru. O caldo é bebido e pode juntar-se vinho tinto.

POLVO GUISADO À MODA DAS LAJES DO PICO

Especialidade local rica em sabores marinhos é confecionada com vinho tinto e especiarias e acompanhado de arroz branco, bolo do Pico ou pão de milho.

CAVACO DOS AÇORES

Marisco de excelência da família da lagosta é fatiado sobre uma cama de sabores do mar dos Açores e acompanhado por uma fresca salada de batata, servida numa flor de pimentão.

QUEIJO SÃO JOÃO

Queijo do Pico de pasta mole único nos Açores e com denominação de origem protegida (queijo do Pico DOP).

CATEGORIA VINHOS E AZEITES

VINHO ARINTO DOS AÇORES

Vinho branco com salinidade, mineralidade e elegância admiráveis provoca uma sensação de frescura que nos deslumbra.

CATEGORIA ROTEIROS

MUSEUS

MUSEU DOS BALEEIROS

Património de referência na Cultura da Baleia é o Museu mais visitado dos Açores e o ex-libris da museologia regional na representação da baleação artesanal dos Açores, sendo uma referência incontornável no panorama museológico nacional e internacional.

ALOJAMENTO TURÍSTICO

HOTEL ALDEIA DA FONTE

Hotel de Natureza dos Açores, o quinto hotel mais ecológico de Portugal, situa-se junto ao mar e à distância de um olhar para a montanha mais alta de Portugal. É um exemplo de excelência na hotelaria açoriana e portuguesa, de plena integração na natureza, distinguindo-se pelas boas práticas ambientais que lhe conferiu os galardões “Misotis” e “Chave Verde”

3. A MESA DAS LAJES DO PICO NA FINAL DAS 7 MARAVILHAS EM ALBUFEIRA

Tive a felicidade de estar em Viseu na passagem à final da Mesa das Lajes do Pico numa gala memorável transmitida pela RTP.

O reconhecimento da qualidade da nossa Mesa foi sempre evidenciado pela organização das 7 Maravilhas, desde a primeira mesa que mereceu a selecção, por um painel de especialistas, como uma das 49 mesas semi-finalistas, uma qualidade confirmada agora com a eleição para a final, através da escolha de tantas e tantas pessoas do concelho das Lajes do Pico, da ilha do Pico, do Triângulo dos Açores, dos Açores e de Portugal Continental. A todos o nosso muito obrigado!

A Mesa das Lajes do Pico – Capital da Cultura da Baleia incorpora a tradição, a cultura e a identidade de um povo, horas e horas passadas a cozinhar, o convívio nas adegas, a nossa relação com o mar, o trabalho permanente na produção do queijo e na preparação da vinha para se obter aquele vinho que nos orgulha.

A Mesa das Lajes do Pico combina a história da baleação com a preservação das baleias, um exemplo para o Mundo, e é também um abraço do alojamento turístico às emoções da natureza açoriana.

Esta viagem até à final do concurso das 7 Maravilhas à Mesa, em Albufeira, no próximo dia 16 de Setembro, representa a dignificação de um território e de um povo, e implica também um novo olhar sobre o desenvolvimento turístico do Município, inovador, num processo permanentemente construtivo e criativo, em especial num dos principais elementos da oferta turística que é a gastronomia, sem perder a ligação com aquilo que somos e que nos identifica há tantos séculos, desde os portugueses que chegaram há mais tempo à ilha e ao primeiro concelho da ilha do Pico, no século XV, aos portugueses que nasceram na ilha, nos últimos 500 anos, todos unidos por essa impressão eterna de amor à nossa terra, à sua ilha, aos Açores.

Dedico este feito fantástico a todas as nossas mães que fizeram, com inigualável amor, tantos caldos de peixe, a todos os nossos pais pescadores, lavradores e vinhateiros, que dividiram o seu tempo entre o mar, as vacas e a vinha, a todos os baleeiros dos mares açorianos e a todas as mulheres e homens que ajudaram a construir, ao longo de mais de cinco séculos, o concelho das Lajes do Pico, a capital da cultura da baleia.

Por último, reproduzo a nota de promoção da Mesa das Lajes do Pico, visando a participação na final no concurso das 7 Maravilhas à Mesa que já está a ser preparada por uma vasta equipa com a supervisão do Padrinho Oficial da Mesa das Lajes do Pico, o Chef Vítor Sobral.

LAJES DO PICO, nos Açores, uma Mesa de sabores a mar, segredos, convívios e amores, que desperta emoções e junta famílias, visitantes e residentes.

LAJES DO PICO, uma Mesa da terra onde se plantou, no século xv, a primeira planta de vinha na ilha, porventura de arinto ou verdelho, e se criou o queijo de vaca São João, produzido nas encostas do Pico, a maior montanha de Portugal.

LAJES DO PICO, uma Mesa de mar numa terra baleeira, onde se iniciou a observação de baleias e golfinhos nos Açores. Um exemplo para o Mundo na preservação das baleias.

Pequeninos como somos, pedimos com humildade o seu voto para a MESA DAS LAJES DO PICO, onde a vida é baleia e mistérios da natureza.

MESA DAS LAJES DO PICO, uma das 7 Maravilhas à Mesa? Missão impossível?

Aconteça o que acontecer, sejam todos bem-vindos ao concelho das Lajes do Pico, a Capital da Cultura da Baleia, onde gostamos muito de estar e de o(a) receber na nossa Mesa.

O Presidente da Câmara
Roberto Silva

01
02
03
1/3 
start stop bwd fwd

.

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89