DocumentosOnline Button

Lajes do Pico em grande plano no programa "RTP Mais Perto”

Categoria: Cultura
Publicado em sábado, 07 julho 2018, 09:00
Atualizado em sábado, 07 julho 2018, 00:08

7 Maravilhas à Mesa - Lajes do Pico Capital da Cultura da BaleiaO Município das Lajes do Pico esteve em grande plano no programa "RTP Mais Perto”, transmitido em direto pela RTP Açores, RTP 1 e RTP Internacional, onde apresentou a sua Mesa candidata às "7 Maravilhas À Mesa".

O Vice-Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Walter Machado, assumiu o comando da apresentação da Mesa "Lajes do Pico Capital da Cultura da Baleia" onde evidenciou a importância histórica, cultural, gastronómica e turística do concelho, salientando a importância da herança baleeira que deu origem à criação da marca registada "Lajes do Pico Capital da Cultura da Baleia", bem como à preparação da candidatura a património mundial da UNESCO que enverga o mesmo nome.

Walter Machado apresentou os vários patrimónios da Mesa das Lajes do Pico a nível gastronómico, vínico e de roteiro destacando nesta última categoria o Museu dos Baleeiros e o Alojamento Aldeia da Fonte.

Helena Matos, Chef do Restaurante Fonte Cuisine, apresentou detalhadamente os vários patrimónios gastronómicos que compõe a Mesa das Lajes do Pico, nomeadamente, Queijo de São João da Queijaria do Pico, Caldo de Peixe preparado pelo Restaurante Ponta da Ilha, Polvo Guisado elaborado pelo Restaurante Lagoa e Cavaco laminado confecionado pelo Restaurante Fonte Cuisine.

Manuel Costa, Diretor do Museu do Pico, apresentou o Museu dos Baleeiros, um museu icónico a nível mundial no que concerne a baleação artesanal, tendo contextualizado a cultura da baleação na ilha do Pico, mais concretamente nas Lajes do Pico, aproveitando ainda a ocasião para abordar a história da cultura da vinha relacionada com a ilha do Pico, onde da pedra se faz vinho, apresentando ainda o vinho a concurso, vinho Branco Arinto dos Açores 2017, da Azores Wine Company, destacando a sua grande singularidade. Um vinho que condensa a alma, a iconografia e a mitografia do Pico que a UNESCO reconheceu como Património da Humanidade.

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89