Ninfas do Lis nas Lajes do Pico

Categoria: Cultura
Publicado em segunda, 24 julho 2017, 23:43
Atualizado em segunda, 24 julho 2017, 23:43

foto CNLO Coro Ninfas do Lis estará nos Açores de 29 de julho a 4 de agosto em intercâmbio cultural com o Grupo Coral das Lajes do Pico, realizando um concerto na Igreja Matriz das Lajes no dia 03 de agosto (5ª feira), pelas 21h00.

Durante a sua estadia aproveitará para visitar as ilhas do triângulo, realizando um concerto no dia 30 de julho na Igreja de Santa Catarina, na Calheta de São Jorge, pelas 18h00.

O Coro Ninfas do Lis é um grupo feminino de Leiria, que nasceu em 2003, sendo atualmente constituído por trinta e quatro coralistas, dirigidas por Mário Nascimento e acompanhadas ao piano por Rui Daniel Silva.
Do eclético repertório do coro constam peças de música sacra e secular, erudita e popular, portuguesas e de diversas partes do mundo, percorrendo uma grande diversidade de períodos históricos, desde a música renascentista à música dos nossos dias.
Este grupo tem realizado inúmeros concertos por todo o País, tendo atuado em prestigiados locais, como o Castelo de Leiria, o Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), o Museu de Leiria, a Casa da Música (Porto), o Palácio Nacional de Queluz, o Teatro Chabi Pinheiro (Nazaré), o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo (Tomar), o Mosteiro da Batalha, o Fórum Municipal Luísa Todi (Setúbal), o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, o Museu Nacional da Música (Lisboa) ou o Teatro Pax Julia (Beja).
Em julho de 2012, participou na Competição Coral Internacional de Freamunde, tendo recebido o “1º Prémio na categoria de música sacra para vozes iguais", o "Prémio de melhor interpretação de uma peça sacra de autor português" e o "Prémio do Público".
Em junho de 2013, lançou o seu 1º CD. Em outubro de 2015 lançou o 2º CD, com obras de José Belo Marques.
Em 2016, realizou um ciclo de concertos com a Orquestra Ars Lusitanae, no Convento de Cristo (Tomar), no Mosteiro da Batalha e no Museu de Leiria.
Em julho de 2017, participou no 1º Festival Internacional de Coros de Aveiro, tendo obtido o 1º prémio nas categorias de Coro Feminino, Música Folclórica e Música Pop/Jazz/Golpel. Obteve ainda o 1º prémio na Final do concurso.