DocumentosOnline Button

Inauguração da exposição "Do local para o mundo - 33 anos a cantar"

Categoria: Cultura
Publicado em sexta, 25 novembro 2016, 13:34
Atualizado em sexta, 25 novembro 2016, 13:36

expo grupo coralApós as Festas de Nossa Senhora de Lurdes, de 1982, a Capela da Matriz das Lajes do Pico alimentou a ideia de participar com um espetáculo nas festividades do centenário de Lurdes, em 1983. A 14 de agosto de 1983, no antigo Auditório Municipal, o grupo Coral da Matriz das Lajes do Pico executou um conjunto de canções da música tradicional açoriana. Nascia, assim, o embrião de um grupo polifónico que se haveria de transformar numa referência cultural do concelho, da ilha e da Região. Em 1984, o reportório, de raiz popular, assume já um carácter mais elaborado. Em 1985 o grupo mantém a designação de “Grupo Coral da Matriz”. Participa em dois programas da RTP-Açores: “Espírito Santo – Música e Tradição”, com a colaboração da Tuna da Silveira e “Música Natalícia”, com a colaboração da Tuna da Candelária. Em 1986 passa a designar-se “Grupo Coral das Lajes do Pico”, incorporando novos elementos, exteriores ao Grupo Coral da Matriz. Faz vários concertos na ilha e desloca-se às Velas e à Calheta de São Jorge. A ligação à Matriz é mantida, intensamente, até 2005.

1987 - Recebe a visita do “Coro da Terra-Chã”, da ilha Terceira. Os dois coros atuam na Semana dos Baleeiros.
1988 - Faz concertos no Pico, no Faial e em São Jorge. Participa no 1º Encontro de Coros da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.
1989 - Recebe o Coro A.M.I.T., da Terceira. Faz atuações no Pico, no Faial e em São Jorge. Participa, com um concerto, no âmbito da Presidência Aberta, de Mário Soares, à ilha do Pico. Passa a integrar a “Associação Cultural Padre José D’Ávila”.
1990 - Faz vários concertos no Pico. Participa, em São Miguel, nos 25 anos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.
1991 - Faz atuações no Pico e no Faial. Participa na “Feira de Artesanato”, em Vila do Conde, no continente português. Atua, juntamente com o “Orfeão Edmundo Oliveira”, de São Miguel, na Semana dos Baleeiros.
1992 - Participa no I Encontro de Coros do Faial-Pico, juntamente com o Grupo Coral da Horta, o Grupo Coral Infantil da Horta e o Grupo de Câmara da Madalena. São realizados dois espetáculos, um no Pico, outro no Faial.
1993 - Comemora o seu 10º Aniversário. Realiza vários concertos no Pico. A Câmara Municipal das Lajes do Pico oferece à Associação Cultural Padre José D’Ávila um piano acústico.
1994 – Participa no II Encontro de Coros Faial-Pico, com o Grupo Coral da Horta e o Coro de Santa Maria da Buraca. Realizam-se dois espetáculos, um no Pico, outro no Faial.
1995 - Gravação do 1º CD, “Música Popular Açoriana”, com arranjos corais de Manuel Emílio Porto. Atua no Pico, e em São Miguel, na inauguração da nova sede do “Orfeão Edmundo Oliveira”.
1996 - Lançamento do CD, “Música Popular Açoriana”, durante a Semana dos Baleeiros.
1997 - Deslocação ao Canadá, no âmbito da 1ª Semana Cultural de Toronto. Recebe os Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e faz várias atuações no Pico.
1998 - Participação no Programa “Órgãos dos Açores”, uma iniciativa da Direção Regional da Cultura, executando o tema “Cantata Mariana”, acompanhado pelo organista João Vaz, na Igreja Matriz das Lajes do Pico.
1999 - Promove, em colaboração com a Câmara Municipal das Lajes do Pico, uma homenagem ao Maestro Manuel Xavier Soares. Participa na homenagem ao Padre Bernardo Maciel, uma iniciativa da Direção Regional da Cultura. Recebe o “Coral Harmonia”, de Santiago do Cacém, do Alentejo, durante a Semana dos Baleeiros. Participa na gravação do CD, “Os melhores Coros Amadores da Região”.
2000 - Participação no 1º Encontro Musical “Festival da Voz”, na Madalena do Pico, uma iniciativa da Academia de Música da ilha do Pico. Deslocação a Santiago do Cacém, fazendo atuações também em Sines e em Alvalade-Sado. Gravação, na Matriz das Lajes do Pico, do seu 2º CD “Montanha do Meu Destino”.
2001 - Lançamento deste CD, no âmbito das Comemorações dos 500 anos do Concelho das Lajes do Pico. O Grupo desloca-se a Mafra, atuando na Basílica de Mafra e na Ericeira. Participa na inauguração do “Monumento à Baleação”, de Pedro Cabrita Reis, e na inauguração do Novo Auditório da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.
2002 - Atuações no Pico e em São Jorge. Participa na homenagem, em Santa Cruz das Ribeiras, ao Professor e coralista Raimundo Canto e Castro. Participa na homenagem ao navegador picoense Genuíno Madruga, no âmbito da sua 1ª viagem à volta do mundo. Recebe o Grupo Coral “Psalite”, de Gondomar. Participa na inauguração do Órgão de Tubos da Paróquia de Santo António, no concelho de São Roque do Pico.
2003 - Comemora o seu 20º Aniversário, assinalado com a cunhagem de uma medalha em bronze. Faz várias atuações no Pico. Desloca-se à Galiza, no âmbito de um intercâmbio com o Grupo Coral Lestonac, de Pontevedra, tendo como objetivo a geminação do Município das Lajes do Pico com o Município de Cangas de Morrazo. Apresenta uma cantata de Natal com a Orquestra de Câmara da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.
2004 - Recebe o Coral Lestonac. O Grupo Coral das Lajes do Pico é declarado, pelo Governo Regional dos Açores, instituição de utilidade pública. Desloca-se ao Alentejo, no âmbito de um intercâmbio com o Coral Galp Energia, de Vila Nova de Santo André. Faz atuações em São Cucufate, Vidigueira e na Catedral de Aljustrel. Participa na homenagem ao músico Francisco Lacerda, em São Jorge. Participa nos 140 Anos da Filarmónica Liberdade Lajense. Canta, pela última vez, a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora de Lurdes, na Matriz das Lajes do Pico.
2005 - Gravação do seu 3º CD (disco duplo), “Música em Tempo de Festa”. O lançamento do CD conta com a participação do Coro da Madalena e do Grupo Coral Galp Energia.
2006 - Faz várias atuações no Pico. Participa no concerto da Orquestra Metropolitana Juvenil de Lisboa, realizado na Matriz das Lajes do Pico, durante a Semana dos Baleeiros.
2007 - Participa no 24º Aniversário do Coral da Horta, com concertos no Faial e no Pico. Participa na cerimónia das Comemorações do Dia dos Açores, em São Roque do Pico. Realiza um intercâmbio com o “Coral Atlântico”, a decorrer em Sines (com atuações no Auditório de Sines, em Santiago do Cacém e na Moita) e nas Lajes do Pico.
2008 - Participa no 10º Aniversário do Coro Misto da Madalena, e no I Encontro de Coros das Ilhas do Triângulo, nas Velas de São Jorge. Celebra o seu 25º Aniversário. Publica o livro “25 Anos a Cantar”, da autoria de Emílio Porto e recebe da Assembleia Legislativa Regional dos Açores um voto de congratulação.
2009 - Passa a designar-se, como pessoa coletiva autónoma, do ponto de vista jurídico-formal, “Grupo Coral das Lajes do Pico – Associação Cultural”. Faz vários concertos no Pico.
2010 - O Grupo é declarado, por despacho do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, Entidade de Utilidade Pública. Participa num programa televisivo, do Canal 1, sobre a “Maravilha Natural da Montanha do Pico”, e no 9º Aniversário do Jornal “Diáspora.com”. Faz vários concertos no Pico.
2011 - Gravação dos CD’S “Espírito Santo” e “Natal”. No Programa “Atlântida”, da RTP-Açores, na Piedade do Pico, o Grupo lança o CD “Natal”.
2012 – A 7 de abril participa, com a Orquestra Lira Açoriana, no Concerto de Páscoa, na Matriz das Lajes do Pico. Este espetáculo é a última aparição pública de Manuel Emílio Porto como Maestro do Grupo Coral das Lajes do Pico. O Maestro Emílio Porto falece a 11 de abril, quatro dias depois, durante um ensaio do Grupo, na sede da Filarmónica Liberdade Lajense. Desaparece o fundador, o ideólogo e o mentor do Grupo Coral das Lajes do Pico, durante anos a fio.
O Professor Hildeberto Peixoto assume as funções de Maestro do Grupo Coral. O Grupo participa na Semana dos Baleeiros, no Concerto Solidário, promovido pela Assembleia Legislativa Regional, em São Roque do Pico, e nas habituais Cantatas de Natal.
2013 – Faz vários concertos na ilha do Pico, com destaque para a Semana dos Baleeiros e o Natal.
2014 – Participa nas Comemorações dos 150 Anos da Filarmónica Liberdade Lajense. Faz vários concertos, com destaque para a Semana dos Baleeiros e o Natal.
2015 – Participa nas Comemorações do 100º Aniversário da Filarmónica União e Progresso Madalense, da Madalena do Pico. Grava o tema “Sol Baixinho”, no Auditório do Museu dos Baleeiros e faz concertos na ilha do Pico.
2016 – Realiza um concerto, no Santuário do Bom Jesus Milagroso, em São Mateus do Pico, no âmbito da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à ilha do Pico. Faz concertos na Festa de Nossa Senhora das Angústias e na Semana dos Baleeiros. Organiza o II Encontro de Coros do Triângulo que se realiza na Matriz das Lajes do Pico.

 

Consulte no link as fotos referente à inauguração da exposição "Do local para o mundo - 33 anos a cantar":

https://www.facebook.com/pg/cmlajesdopico/photos/?tab=album&album_id=1266383436756935

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89