Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Artesanato Baleeiro é Um Dos Nomeados das 7 Maravilhas Da Cultura Popular

Categoria: Cultura

7 Maravilhas da Cultura Popular - Artesanato Baleeiro

O "Artesanato Baleeiro" das Lajes do Pico é um dos nomeados das 7 Maravilhas da Cultura Popular! Ligue para o 760 20 77 99 e ajude a candidatura "Artesanato Baleeiro" a fazer com que os Açores sejam novamente uma Maravilha de Portugal!

Continuar...

Artesanato Baleeiro passa à segunda fase das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Categoria: Cultura

7 Maravilhas da Cultura PopularA candidatura do artesanato baleeiro, elaborada pela Câmara Municipal das Lajes do Pico, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de artesanato, foi selecionada pelo painel de especialistas para passar à segunda fase deste concurso.

Continuar...

Irmandade do Sábado do Espírito Santo da Silveira do Pico assinala os 300 anos das erupções de 1720

Categoria: Cultura

Monumento Erupções VulcânicasA Irmandade do Sábado do Espírito Santo da Silveira inaugurou no passado sábado, dia da festa do Espírito Santo naquela paróquia, um monumento para assinalar os 300 anos dos votos que levaram à criação daquela irmandade, devido às erupções registadas em julho de 1720. Sendo uma das erupções históricas registadas na ilha do Pico, a erupção ocorrida a 10 de julho de 1720, foi antecedida, de acordo com os registos históricos, por “violentos terramotos ao principio de junho; amiudando-se e augmentando progressivamente de intensidade até o dia 10 (de Julho), em que rebentou fogo com horriveis estampidos por cinco boccas no logar do Soldão suburbio da villa das Lajes das Lajes d aquella ’aquella ilha pelas 9 horas da noute”. Da erupção não se registaram quaisquer perdas humanas, já que a população conseguiu fugir atempadamente para as Lajes do Pico, todavia, registaram-se prejuízos significativos na região envolvente, tendo as correntes de lava destruído 30 casas, assim como, quintas, vinhas e pomares, além de ter provocado a morte a inúmeros animais e terem ficado os habitantes “todos atordoados pelos vapores sulphures”.

Continuar...

Capas Do Senhor Santo Cristo Em Exposição No Museu Dos Baleeiros

Categoria: Cultura

Capas Do Senhor Santo Cristo Em Exposição No Museu Dos BaleeirosO Museu dos Baleeiros inaugurou no passado dia 11 de fevereiro a exposição “Ecce homo – a devoção de um povo”. Na presença do Excelentíssimo Bispo dos Açores, D. João Lavrador e do Reitor do Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Cónego Adriano Borges, o Director do Museu do Pico, Dr. Francisco Costa Júnior realçou a importância cultural desta iniciativa, organizada em articulação com o Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres e com o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso e que se insere nas comemorações dos 60 anos da elevação da Igreja de Nossa Senhora da Esperança a Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Isabel Nunes, referiu no discurso inaugural da exposição a importância deste tipo de iniciativas e o papel fundamental do Museu do Pico na divulgação cultural no Concelho e que era uma honra receber a exposição no Concelho das Lajes do Pico.

Continuar...

Lajes do Pico – O Concelho da Música em Formação

Categoria: Cultura

Lajes do Pico – O Concelho da Música em FormaçãoAs Lajes do Pico viveram nos dois passados fins de semana momentos ímpares de formação na música que se toca e aprende no Concelho.

Continuar...

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700