Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

Programa Especial COVID-19 | 20/04/2020

Categoria: Cidadania
Publicado em quarta, 22 abril 2020, 14:18
Atualizado em quarta, 22 abril 2020, 14:21

Programa Especial COVID-19Neste período de preocupação e de reflexão sobre a Saúde Pública é tempo de pensar e decidir sobre um hospital na Ilha do Pico, a segunda maior ilha dos Açores.

O conselho de ficar em casa e cumprir o distanciamento social foi a palavra deixada pela Secretária Regional da Saúde, Teresa Luciano, no programa de informação que está a ser promovido pela Câmara Municipal das Lajes do Pico na Rádio Montanha. Esta segunda-feira, dia 13 de abril, estiveram presentes na Rádio Montanha os convidados residentes Simas Santos e o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, além da Secretária Regional da Saúde, Teresa Luciano e do Secretário da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

Quanto a uma segunda fase de testagem proposta por Simas Santos, na realização de testes, no imediato, a todas as equipas de profissionais de saúde que estão em quarentena preventiva antes de entrarem de serviço, bem como aos funcionário dos lares, quer das equipas internas quer das externas que dão apoio a idosos e também a realização de um conjunto de 200 testes, de forma aleatória, pela ilha atingindo diferentes locais, grupos etários e atividades profissionais obtendo, desse modo um “screening” ou rastreio da ilha, o mais diversificado possível, Teresa Luciano, esclareceu que já existe um plano de ação para os trabalhadores dos lares de idosos e para os profissionais de saúde que se iniciará nas próximas duas semanas, tendo Roberto Silva mencionado que solicitou à Autoridade de Saúde da Região a realização de testes aos utentes dos lares de idosos do concelho das Lajes do Pico, bem como aos profissionais da Santa Casa.

Em relação à proposta do Presidente da Câmara, apresentada formalmente à Autoridade de Saúde dos Açores, de estabelecer um cerco sanitário ao Concelho das Lajes do Pico, onde não há, para já, pessoas infetadas com COVID 19, a Secretária da Saúde referiu que o cerco sanitário, embora sendo uma medida prevista no regime de Proteção Civil só é aplicado em caso de perigo de contágio, o que não acontece no concelho das Lajes do Pico, sendo que o recomendado é o isolamento e o distanciamento social, algo que já tem sido feito e que permite que se viva no Concelho uma “situação de tranquilidade”.

Quanto à situação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, a Secretária referiu que, após ter sido ultrapassada a situação de pandemia, o mesmo voltará ao seu pleno funcionamento embora nas instalações provisórias, já que, as obras do Centro de Saúde estão atrasadas devido a um problema estrutural no teto, detetado pelo LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil. Teresa Luciano terminou a sua intervenção no programa de informação elogiando os munícipes das Lajes do Pico pelo seu comportamento e pelo cumprimento das regras impostas pela Autoridade de Saúde e Governo Regional dos Açores, o que foi reforçado pelo Presidente da Câmara das Lajes do Pico, que afirmou que muito embora não haja casos no Concelho, é necessário manter toda a precaução e cuidado.

Outro problema surgido após a declaração da Pandemia COVID 19 foi o encerramento das Escolas e a aplicação de uma nova metodologia de ensino à distância. Para esclarecer as dúvidas sobre esta nova metodologia foi convidado do programa de informação o Secretário da Educação, Avelino Meneses. Nas suas primeiras palavras, Avelino Meneses reconheceu que a passagem de um ensino presencial para um ensino à distância foi um processo difícil devido à falta de meios técnicos e de formação do pessoal docente. No entanto, mesmo à distância a escola conseguiu atingir o seu objetivo social de fornecimento de refeições e o seu objetivo pedagógico de promoção de aprendizagens. Avelino Meneses reforçou a ideia de que este ensino à distância foi uma resposta a uma emergência e de que é, na verdade, um desafio. O Secretário da Educação alertou que, a partir desta terça-feira, dia em que se inicia o terceiro período, vai ser exigida às escolas e aos professores uma melhor planificação, maior uniformidade e maior regularidade havendo a necessidade de haver uma ação complementar de avaliação sobre o cumprimento das tarefas.

Quanto às possíveis desigualdades criadas por este modelo de ensino à distância, Avelino Meneses, realçou o papel fundamental dos pais e encarregados de educação como motivadores dos alunos para as aprendizagens, cabendo aos professores o papel de consolidar e ampliar os conhecimentos dos alunos. De forma a ultrapassar o problema de falta de meios informáticos nos agregados familiares, o Secretário da Educação destacou a ação das escolas que fizeram o levantamento dessas necessidades as quais serão ultrapassadas com o empréstimo de computadores aos alunos. Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, informou que a Câmara irá apoiar as famílias do Concelho disponibilizando, também, material informático para que todos os alunos possam desenvolver as tarefas propostas pelos professores.

O regresso às aulas presenciais foi outra questão levantada ao Secretário da Educação, sendo que o mesmo referiu que essa situação terá de ser avaliada progressivamente, não estando excluída a hipótese desse regresso acontecer de forma faseada nas diferentes ilhas, de acordo com a evolução da Pandemia COVID 19. Informação segura é a de que estão anuladas as provas de aferição realizadas nos 2º, 5º e 8º anos de escolaridade e as provas finais de 9º ano. Os exames nacionais de 11º e 12º terão um novo calendário sendo a 1ª fase entre 6 e 26 de julho e a segunda fase em Setembro.

Questionado sobre o problema dos alunos açorianos que ainda estão em território continental, Avelino Meneses, reforçou a ideia de que está a ser programada uma ação junto desses estudantes para que consigam vir para as suas residências de forma mais breve possível, mas sempre atendendo à segurança daqueles que habitam na Região.

No final do programa, Simas Santos, voltou a reforçar a ideia de que é necessário seguir todas as regras divulgadas pela Autoridade de Saúde dos Açores e que quem está em casa deve ter comportamentos promotores de saúde “comendo menos e mexendo-se mais”.

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico relembrou as medidas de apoio que estão a ser implementadas pela Câmara esclarecendo que as instalações camarárias permanecerão encerradas até dia 30 de abril o que acompanha as medidas tomadas pelo Governo Regional.

Na próxima segunda feira, dia 20 de abril, às 10.30h voltará a estar presente no programa de informação da Rádio Montanha a Secretária da Saúde, Teresa Luciano, e os convidados residentes, Simas Santos e Roberto Silva, Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico.

IMG_0857
IMG_0863
IMG_0873
IMG_0884
IMG_0885
IMG_0898
IMG_0900
IMG_0904
IMG_0909
IMG_0922
01/10 
start stop bwd fwd

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89