Campanha SOS Cagarro - Salve Um Cagarro, Faça Um Amigo!

Categoria: Cidadania
Publicado em sexta, 19 outubro 2018, 09:00
Atualizado em sexta, 19 outubro 2018, 00:31

SOS CagarroSendo o cagarro a ave marinha mais icónica dos Açores, realiza-se ininterruptamente há 22 anos a iniciativa SOS Cagarro.

Ao longo dos anos foram implementados programas de monitorização para avaliar a evolução do estado de conservação das aves bem como desenvolvidos projetos de investigação que permitem conhecer e proteger melhor estas espécies.

Este ano, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, no âmbito da campanha SOS Cagarro, vai distinguir os cidadãos e entidades que mais contribuam para o salvamento destas aves marinhas, através da atribuição do galardão ‘Cagarro D’Ouro’.

Os Açores acolhem inúmeras colónias de nidificação nas falésias costeiras dos Açores, totalizando anualmente cerca de 200 mil casais de cagarros, o que representa 75% da população mundial da espécie e que utilizam as ilhas do arquipélago entre abril e outubro para se reproduzirem.

No passado ano de 2017 a campanha SOS Cagarro permitiu salvar um total de 2.839 aves em todo o arquipélago dos Açores.

A iniciativa SOS Cagarro é coordenada e dinamizada pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, operacionalizada pela Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha, contando com o apoio da Azorina na vertente de educação ambiental.

Esta atividade tem por objetivo envolver a população bem como as entidades locais no salvamento dos cagarros que perdem a sua orientação devido à intensa iluminação noturna, acabando inúmeras vezes por morrer vítimas de atropelamento nas nossas estradas.

Este ano participe na iniciativa SOS Cagarro e não se esqueça, "Este ano salve um cagarro. Faça um amigo".