Das Lajes do Pico ao Vaticano: Uma Peregrinação de Fé

Categoria: Cidadania
Publicado em quinta, 22 março 2018, 12:04
Atualizado em quinta, 22 março 2018, 12:09

Vaticano GrupoO dia 14 de março de 2018 ficará na história do Município das Lajes do Pico.

Na Praça de São Pedro, no Vaticano, em Roma, mais de 100 pessoas viveram momentos de fé, que tantos sentiram, de sonho, que tantos sonharam, de mistérios, que tantos acolheram, de emoções, que tantos buscaram e de oração, que tantos rezaram.

Mais de 100 açorianos das seis freguesias do concelho das Lajes do Pico, pessoas dos Centros de Convívio de Idosos ou com mais de 65 anos, mas sem estarem ligadas aos mesmos, o Presidente da Câmara Roberto Silva, o Vice-Presidente Walter Machado, o Vereador Nelson Macedo, o Seminarista Gonçalo Brum, o Médico Jorge Pereira, as Cuidadoras Cidália Amorim, Cláudia Leal, Diana Pina, Joana Silva, Tânia Soares, Rita Pinho e Sílvia Silva, estiveram na Praça de São Pedro, na audiência de Sua Santidade O Papa Francisco, onde todos estremecemos quando o Santo Padre Francisco se dirigiu ao Povo das Lajes do Pico, ali representado por gerações mais velhas que merecem o maior respeito de todos, em especial dos mais jovens, que ajudaram a criar, e os quais, muitas vezes, não valorizam o que padeceram nas suas vidas de trabalho duro, de luta contra a terra de pedra, de caça de baleias que não cabiam no barco e de emigração em condições brutais.

Num dia lindo, num ambiente majestoso mas simples, em que se sentia Jesus em cada palavra do Santo Padre, em cada voz, em cada oração, em cada graça e em cada segundo, vivido com pasmo e encantamento, no meio de milhares de peregrinos que falavam línguas impronunciáveis e incompreensíveis, a peregrinação ao Vaticano do povo do concelho das Lajes do Pico, teve na Palavra do Papa Francisco, uma síntese mágica, intemporal, bondosa, fraterna e entusiasmante, uma luz e um olhar vindos de Deus que nos impelem, como ele diz, para a humildade, o serviço e o amor:

Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, com menção particular aos fiéis das Lajes do Pico. Faço votos de que este encontro vos ajude a renovar nas vossas comunidades o compromisso de serdes instrumentos de misericórdia e paz, como nos inspira a oração do Pai-Nosso. Que Deus vos abençoe.

No curto sopro da vida, naqueles momentos de intimidade com o Senhor, em que o tempo não foi contado, mesmo ao lado do Santo Padre Francisco, sorrimos com todo o coração, enchemos toda a alma e fomos felizes com duas lágrimas que se desprenderam de tantos anos de rugas, de privações, de canseiras, de sal e de sacrifícios, de amor pela nossa terra, que nenhumas 30 moedas podem trocar por nada, porque foi uma viagem de cidadania, de respeito pelos mais velhos, de dignificação do concelho das Lajes do Pico, de profundo significado para os que descansaram, naqueles breves momentos eternos, a sua vida no olhar do Papa Francisco.

Esta foi uma viagem ao cerne da espiritualidade católica, da fé em Deus, em Jesus e no Espírito Santo e da palavra do Sucessor de Pedro, com os nossos pais e avós ali presentes, irrepetível, inimaginável, inesperada, indescritível e que muitos pensaram ser impossível.

Esta peregrinação, com momentos que ficam para a eternidade, foi vida e foi amor, foi alegria e foi recompensa, foi perdão e foi paz, foi renovação e foi conversão, foi convívio e foi encontro, foi luz e foi sopro, foi doce e foi tremor, foi arrepio e foi carinho. Numa palavra foi perfeita!

O dia 14 de março de 2018, ficará na história do Município das Lajes do Pico e, por alguma razão, Deus quis que eu conduzisse esta peregrinação do Povo do concelho das Lajes do Pico até ao Homem da Luz, no nosso tempo: Sua Santidade o Papa Francisco. Obrigado!

Viva o Papa!

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico