Hora do Planeta

Categoria: Cidadania
Publicado em terça, 20 março 2018, 09:00
Atualizado em terça, 20 março 2018, 11:32

Hora do Planeta 2018Reconhecida como a maior campanha para reverter as alterações climáticas, a Hora do Planeta tem crescido. Começou por ser um evento simbólico numa única cidade (Sydney, 2007) para ser hoje o maior movimento do mundo em defesa do ambiente. Ao longo de 11 anos de existência, a WWF e as equipas da Hora do Planeta em todo o mundo têm aproveitado o poder deste movimento para apoiar as energias renováveis, a proteção da vida selvagem e seus habitats e a construção de modos de vida sustentáveis, apelando a uma nova legislação e políticas mais favoráveis ao nível do clima.

Em 2017, a iniciativa Hora do Planeta chegou a 180 países e territórios, e a mais de 9000 cidades e vilas. Em Portugal, 145 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos e o Cristo Rei, a Igreja de S. Sebastião em Cuba, A Ponte D.Luiz I, no Porto, Museu Romano em Sicó, Castelo de Sabugal, de Bragança e o de Abrantes, a Igreja Matriz do Alvito e de Santa Cruz, o Santuário do Bom Jesus, em Braga ou o Forte de Santa Catarina nas Lajes do Pico.

Este ano, o Município das Lajes do Pico, aderindo à campanha "Hora do Planeta", irá, no próximo sábado, dia 24 de março, entre as 20h30 e as 21h30, desligar as luzes dos seus monumentos mais emblemáticos, como por exemplo os Paços do Concelho - Convento de São Francisco, o Centro de Artes e Ciências do Mar, o Forte de Santa Catarina e o Auditório Municipal e Bibliteca Dias de Melo.

Para além da sua participação, o Município das Lajes do Pico lança ainda o desafio a todos os munícipes, para que participem nesta iniciativa, apagando igualmente as suas luzes, sensibilizando desta forma toda a população para a importância da luta pela preservação da natureza e promovendo o uso das energias renovaveis.