Prémio VIDArte – A arte contra a violência doméstica - Inscrições abertas

Categoria: Cidadania
Publicado em quinta, 07 setembro 2017, 11:03
Atualizado em quinta, 07 setembro 2017, 11:02

vidarteEncontram-se abertas até ao próximo dia 16 de outubro as candidaturas à 3ª edição do Prémio VIDArte – A arte contra a violência doméstica, uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC).

O prémio VIDArte visa distinguir trabalhos artísticos – nas áreas de cinema, teatro, literatura e artes plásticas (pintura, escultura, fotografia e multimédia) – divulgados durante a vigência do V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017), especificamente durante o período compreendido entre 01 de janeiro de 2016 e 31 de agosto de 2017, que tenham focado a temática da violência doméstica.

São admitidas a concurso obras portuguesas ou coproduções, cuja expressão seja a língua portuguesa, que tenham chegado ao público durante o período definido, e que procurem retratar:

• a violência resultante de um desequilíbrio de poder entre homens e mulheres, que se traduz em atos de violência física, psicológica e sexual, e cujas vítimas são, na sua grande maioria, mulheres;

• a violência enquanto obstáculo à concretização dos objetivos de igualdade, desenvolvimento e paz, que viola, dificulta ou anula o gozo dos direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Neste sentido, serão privilegiadas obras que tenham visado:
• Desconstruir os estereótipos de género, que sustentam a manutenção de relações íntimas assimétricas, baseadas em dinâmicas de poder e controlo de um dos membros sobre o outro;

• Retratar as consequências – pessoais e sociais – que a vivência/exposição a situações de violência doméstica comporta;

• Diminuir a tolerância social face à violência doméstica;

• Promover uma cultura de não-violência, assente nos princípios da igualdade e do exercício da cidadania.

O júri, constituído por cinco elementos, é presidido pela/o Presidente da CIG, sendo os restantes quatro elementos individualidades de reconhecida competência nas áreas artísticas a concurso – teatro, cinema e literatura – e nas áreas temáticas da promoção da igualdade de género e do combate à violência doméstica.

Tendo em conta os critérios de avaliação definidos, ao melhor trabalho admitido a concurso será atribuído um prémio no valor de 7.500,00€.

O Regulamento do Prémio (3ª edição) pode ser consultado em https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2017/09/REGULAMENTO-3ª-Edição.pdf e a Ficha de Candidatura poderá ser descarregada através do seguinte link: https://www.cig.gov.pt/acoes-no-terreno/premios-e-concursos/premio-vidarte-a-arte-contra-a-violencia-domestica/