Inauguração da estátua do Comendador Manuel Eduardo Vieira

Publicado em quinta, 06 julho 2017, 16:30
Atualizado em quinta, 06 julho 2017, 16:38

estatua manuel eduardo

Discurso do Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, na inauguração da estátua do Comendador Manuel Eduardo Vieira:

Prometi há precisamente cinco anos construir um símbolo, um monumento, uma estátua de agraciamento ao Comendador Manuel Eduardo Vieira. E ela aqui está!

Na altura não pareceu a ninguém que fosse tão alta, mas com o tempo tornou-se claro que a estátua tinha que estar à altura deste homem de dimensão transnacional, deste Emigrante açoriano e Silveirense que é uma referência na terra sonhada da Califórnia, um emigrante inspirador com rotas entre o Rio de Janeiro, Lisboa, Califórnia, São Jorge e Terceira, mas sempre desaguando na sua Silveira, a sua terra de nascimento e do coração, com partida e chegada no terminal da família e dos amigos, sempre com uma palavra sobre Deus, de tributo e da importância de valorizar cada dia das nossas vidas, nesta viagem entusiasmante em volta do Sol, cuja luz Manuel Eduardo Vieira transforma em lições de vida e em sorte, valor, positividade, trabalho, organização, eficácia, congregação, confraria, amizade, energia, intuição.
Não tenho dúvidas que o Comendador Manuel Eduardo Vieira merece uma estátua à altura do seu distinto mérito, no âmbito das suas actividades empresariais, conjugadas com a sua dimensão humanista e filantrópica.
Manuel Eduardo Vieira, que nunca esqueceu a sua Terra Natal, quer na promoção do nosso desenvolvimento comunitário com a construção do Centro Social da Silveira e Almagreira e com a angariação de apoios a Filarmónicas e a Igrejas, quer na promoção do nosso desenvolvimento económico e social, com a construção do Âncora Parque, onde trabalham dezenas de pessoas, é uma das personalidades do concelho das Lajes do Pico que merece ter uma estátua. E ela aqui está!
Bem haja e a sua família por tudo o que fez pela nossa terra!

Silveira, 30 de junho de 2017
O Presidente da Câmara Municipal