Francisco Machado, o Grande Baleeiro

Categoria: Cidadania
Publicado em sábado, 18 março 2017, 08:27
Atualizado em sábado, 18 março 2017, 08:35

francisco machadoOntem recebi em Lisboa a notícia muito triste do falecimento do amigo Francisco Machado, o grande baleeiro, grande oficial, grande homem, grande contador de histórias, grande referência no mar dessas míticas companhas de baleeiros que caçaram baleias em canoas.

Um homem que nos movia para o lado bom da vida e do ser humano, que transmitia a quietude de um homem do Pico, tirando aqueles momentos em que a linha saía da selha a uma velocidade invulgar e que era preciso passar logo no cepo da popa do bote, um homem muito estimado e muito sensível, audaz e autêntico, um homem, como poucos, para quem estar na ilha era não estar no mar.

Ao Mestre Barbeiro, com duas lágrimas a descer, presto a minha homenagem: quantas baleias, quanto mar pela proa, quantas preces a Nossa Senhora de Lourdes, quantos regressos à ilha, à mulher e aos filhos a cheirar a maresia, quantos ventos sopraram, quantos remos se ouviram no mar, quanta vida, quanta saudade, Francisco Machado, o Grande Baleeiro.

Aos filhos, netos e demais familiares, envio um abraço amigo de profundas condolências.

Roberto Silva
Presidente do Município das Lajes do Pico