6.ª Semana dos Resíduos dos Açores

Categoria: Ambiente
Publicado em sexta, 09 outubro 2015, 12:00
Atualizado em sexta, 09 outubro 2015, 12:00

semana residuosA Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, promove, entre 21 e 29 de novembro de 2015, a realização da 6.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida este ano na 7.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.

As ações integradas nesta iniciativa pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de ilha e dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção diária.

Neste âmbito, a Direção Regional do Ambiente tomou este ano a iniciativa de passar a ser a entidade Coordenadora da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos (EWWR) para o território dos Açores, passando assim a Semana dos Resíduos dos Açores a ter uma abrangência europeia.

Qualquer entidade interessada pode promover ações e atividades de sensibilização e informação dedicadas à prevenção e gestão dos resíduos nas datas acima mencionadas, tendo como temática a “Desmaterialização” (fazer mais com menos materiais).

Sendo possível candidatarem-se à Semana todos os que se enquadrem nas seguintes categorias:

Administração/Autoridade Pública
Associação/ONG
Empresa/Indústria
Estabelecimento de Ensino
Cidadão individual
Outro (por exemplo: hospital, lar de idosos, instituição cultural, etc.)

Poderão inscrever-se como Proponente de Ação da Semana dos Resíduos até ao próximo dia 6 de novembro de 2015, através do formulário disponível na plataforma de inscrição do site europeu www.ewwr.eu, seguindo o link http://www.ewwr.eu/register.

Cada inscrição será posteriormente validada pelo coordenador regional. Para as ações serem validadas terão de respeitar a temática do evento, tendo como compromisso os requisitos descritos na “Carta de Participação do Proponente de Ação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”. Qualquer proposta de ação focada exclusivamente noutro tema não será validada pela EWWR.

As ações de sensibilização mais inovadoras serão distinguidas numa cerimónia europeia para entrega de prémios (EWWR Awards), onde anualmente são premiadas 6 ações, uma em cada categoria de Proponente de Ação. Trata-se de um prémio de carácter de reconhecimento da ação e não monetário. Os Proponentes de Ações que pretendam concorrer a este prémio terão que indicar a sua intenção na ficha de inscrição.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar a Direção Regional do Ambiente, através do telefone 292 207 300, ou pelo correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.