Lajes do Pico recebe galardão enquanto parte do único destino com estatuto Platina Quality Coast

Categoria: Ambiente
Publicado em sexta, 24 outubro 2014, 16:18
Atualizado em terça, 28 outubro 2014, 11:37

quality coastO Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, entregou no passado dia 22 o galardão Quality Coast ao Município das Lajes do Pico.

O evento decorreu no Museu dos Baleeiros, tendo o secretário entregue ao Presidente da Câmara Municipal, Roberto Silva, o certificado que atesta a excelência e sustentabilidade do Destino Açores e a respetiva bandeira.
O Quality Coast, desenvolvido pelo Coastal and Marine Union (EUCC), da União Europeia, é o único prémio internacional que certifica destinos sustentáveis, de férias económicas, mas de grande qualidade, ficando o turista seguro na sua escolha com a garantia desta certificação, independente e assente na igualdade dos critérios de avaliação para todos os países. As comunidades que recebem este prémio têm o estatuto de destino Quality Coast , um estatuto que é revisto de dois em dois anos.
O objetivo principal do programa reside na promoção do desenvolvimento sustentável em destinos costeiros, através de uma estratégia de informação dirigida aos visitantes, bem como em estabelecer uma rede mundial de comunidades costeiras que partilham os mesmos valores e práticas de desenvolvimento sustentável. Este programa integra as mais-valias naturais, culturais e sociais e, ao mesmo tempo, promove a manutenção de padrões elevados na qualidade do seu turismo.
Este é o quarto ano consecutivo que o arquipélago vence este galardão, sendo assim reconhecido o trabalho que a região tem vindo a desenvolver na promoção da sustentabilidade.
No presente ano, a região alcançou porém outro patamar, uma vez que o júri considerou atribuir unanimemente aos Açores o seu mais importante galardão, situação que acontece pela primeira vez desde a existência deste programa, tendo a região obtido a melhor classificação entre mais de um milhar de destinos concorrentes.
No momento em que a bandeira oficial do galardão foi hasteada na Marina da Horta, no dia 8 de setembro, o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, salientou que “este galardão é uma mais-valia que deveremos saber utilizar e tirar partido dela, para continuarmos a construir um futuro cada vez melhor”.
O Secretário Regional frisou que “com a atribuição de um galardão que é o único atribuído a uma região da Europa, há que utilizá-lo ao nível da promoção institucional da Região”, convidando assim todas as empresas a “utilizar este galardão para promover a Região e potenciá-la como um destino turístico verdadeiramente sustentável”.
As nove ilhas do arquipélago receberam a mesma pontuação, existindo uma classificação da vida marinha, da natureza, da paisagem, da zona costeira, do envolvimento, das águas limpas, das bandeiras azuis, da cultura, sociedade, hotéis ou equivalentes.