Inaugurado Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Pico

Categoria: Ambiente
Publicado em sexta, 24 outubro 2014, 16:14
Atualizado em terça, 28 outubro 2014, 10:13

centro residuos picoVasco Cordeiro, Presidente do Governo dos Açores, inaugurou no passado dia 21 de outubro o Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Pico, um investimento de quase seis milhões de euros que vai permitir minimizar os impactes ambientais dos resíduos gerados na ilha do Pico.

Este centro terá uma faturação estimada de cerca de meio milhão de euros por ano e vai criar, pelo menos, uma dezena de postos de trabalho diretos e permanentes.
A nova infraestrutura está dotada de um Ecocentro, onde são depositados seletivamente os resíduos recolhidos na ilha e onde também serão triados os resíduos valorizáveis que se encontram nos resíduos indiferenciados.
Dispõe ainda de um Centro de Valorização Orgânica por Compostagem, para a transformação dos resíduos orgânicos em composto, passando a constituir um recurso ao serviço da agricultura, da lavoura ou da jardinagem e reduzindo a necessidade de importação de composto e de fertilizantes.
Uma Estação de Transferência vai permitir o encaminhamento dos resíduos não recicláveis para o destino final adequado, seja a valorização energética ou a eliminação.

A concessão da exploração do Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Pico foi concedida à empresa Resiaçores, Lda..

Roberto Silva, Presidente da Associação de Municípios da ilha do Pico (AMIP), declarou que está em estudo a possibilidade de privatizar a recolha dos resíduos em toda a ilha e que a AMIP promoverá uma campanha de informação e sensibilização para a importância de se fazer a separação dos resíduos que podem ser recicláveis, plástico, papel, cartão, vidro e metais, com claros benefícios para o ambiente e para a saúde de todos.