Limpeza subaquática na Calheta do Nesquim

Categoria: Ambiente
Publicado em domingo, 28 setembro 2014, 14:09
Atualizado em domingo, 28 setembro 2014, 14:14

limpeza porto calhetaNo passado domingo 21 de setembro, a Junta de Freguesia da Calheta do Nesquim, no âmbito do concurso ECO Freguesia, promoveu uma iniciativa de limpeza subaquática no porto piscatório daquela freguesia.

A iniciativa contou com o apoio do Governo Regional dos Açores, Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, Direcção Regional das Pescas, Município das Lajes do Pico, Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico, Delegação Marítima de São Roque do Pico, Capitania do Porto da Horta, Lotaçor, Bar da Poça, Café Rotunda e Cowfish Dive Center.

Estiveram presentes cerca de 20 participantes, entre os quais, 11 mergulhadores e 2 pescadores que apoiaram com as suas lanchas na recolha de 103kg de lixo subaquático (plástico, borracha, vidro, ferro e redes). Os restantes participantes apoiaram a iniciativa em terra, preparando o lixo recolhido para posterior entrega no aterro.

Com esta acção a Junta de freguesia da Calheta do Nesquim pretende sensibilizar a população da freguesia para a não poluição do mar e abandono do lixo em zonas litorais, passando a mensagem de que é importante manter a costa e o mar limpos e seguros.