"Açores Entre-Mares"

Categoria: Ambiente
Publicado em terça, 27 maio 2014, 08:52
Atualizado em terça, 27 maio 2014, 08:55

acores entre mares"Açores Entre-Mares" é uma iniciativa do Governo dos Açores, promovida pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais.

Durante a campanha estão previstas cerca de 50 ações em toda a Região para mobilizar a sociedade para o conhecimento, preservação e promoção do Mar dos Açores.
Com o tema "Baleias, Golfinhos e Tubarões", vão decorrer inúmeras iniciativas desenvolvidas em parceria com entidades públicas e privadas, entre as quais observações de cetáceos, visitas a áreas protegidas, palestras, tertúlias, exposições, limpezas subaquáticas e de orla costeira, regatas, passeios marítimos e sessões de cinema.
Pretende-se que as três espécies emblemáticas do Mar dos Açores contribuam para alertar para as ameaças à vida marinha e para a necessidade de mudar comportamentos lesivos, mas também para as oportunidades que proporcionam, como as atividades de observação de cetáceos, a dinamização do Património Baleeiro ou o mergulho com tubarões.
Todas as entidades podem organizar e dinamizar eventos que apelem à utilização sustentável do Mar, contando a campanha este ano já com cerca de três dezenas de parceiros, incluindo municípios, autoridade marítima, clubes navais, marinas, centros de ciência, escolas e associações desportivas.
O programa, permanentemente em atualização, pode ser consultado no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/GRA/SRRN-cigam/

Apela-se à adesão de toda a comunidade a esta campanha, promovendo iniciativas ou participando nas atividades propostas, o que pode ser feito através dos Parques Naturais de Ilha, das Ecotecas ou da Direção Regional para os Assuntos do Mar.

No âmbito da campanha "Açores Entre-Mares" está patente ao público no Posto de Turismo das Lajes do Pico, no Forte de Santa Catarina, a exposição "Açores: Um mar de experiências únicas!" que poderá ser visitada no horário regular de funcionamento do Posto de Turismo.

Durante a campanha, na loja do Posto de Turismo das Lajes do Pico há decontos de 15% em artigos selecionados.

"Açores Entre-Mares" é uma iniciativa que decorre em todas as ilhas do arquipélago dos Açores até 8 de junho.